Matosinhos, Sociedade

Acções de rastreio ao nível da saúde oral para cerca de 100 crianças e jovens do concelho – Matosinhos

No âmbito do Plano Municipal de Saúde de Matosinhos, a Câmara Municipal, em parceria com a Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto, está a preparar um conjunto de iniciativas no âmbito do rastreio de saúde oral junto de crianças e jovens do concelho.

A decorrer nos próximos dias 27 e 30 de Julho, estas acções vão abranger cerca de 100 crianças e jovens, dos 5 aos 21 anos, que frequentam a Obra do Padre Grilo, o Internato da Santa Casa da Misericórdia, o Projecto Escolhas do Seixo e de Santa Cruz do Bispo, bem como o projecto de Desenvolvimento Local de Guifões.

Esta iniciativa tem como principal objectivo fazer o diagnóstico de saúde oral e encaminhamento destas crianças e jovens para o tratamento dentário necessário.

O apoio da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto neste rastreio, bem como outras parcerias estabelecidas no âmbito do Plano Municipal de Saúde de Matosinhos no tratamento dentário, representam uma das mais-valias deste Plano Municipal que pretende alargar a sua  acção a todas as crianças carenciadas do concelho, actuando assim sobre um problema de saúde com expressão quer a nível  local, quer a nível nacional.

Com o apoio das parcerias envolvidas no Plano Municipal, será possível concentrar e orientar os recursos para aqueles que, por diversas condições de vida pessoal e/ou social, não detenham a mesma oportunidade de acesso a este tipo de cuidados de saúde.

Para além do diagnóstico e tratamento, é também intuito desta acção promover uma maior consciência das crianças e jovens para as questões associadas à higiene e saúde oral como a melhor estratégia de prevenção de doenças orais futuras.

Todas as crianças e jovens que participarem nesta acção de rastreio vão receber mochilas e kits de higiene oral.

Programa

27 de Julho
11h – rastreio de cerca de 30 crianças e jovens da Obra do Padre Grilo pela FMD-UP
12h45 – rastreio de cerca de 20 crianças e jovens do Internato da santa Casa da Misericórdia

30 de Julho
09h30 – rastreio de cerca de 35 jovens Projecto Escolhas Positivas – Seixo
14h – rastreio de cerca de 42  jovens do Projecto da CLDS de Guifões “ Agir em Matosinhos”
16h –  rastreio de cerca de 13  jovens do Projecto Escolhas Positivas de Santa Cruz do Bispo

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *