Oliveira de Azeméis, Sociedade

Festas La Salette reúnem milhares de pessoas à sua volta – Oliveira de Azeméis

As procissões das Velas e do Triunfo, que atraem milhares de pessoas a Oliveira de Azeméis, são o ponto alto das Festas La Salette que se realizam entre os dias 02 e 10 de Agosto, anunciou fonte da organização.

As festividades realizam-se no parque da cidade, que comemora este ano o primeiro centenário com um programa que se estende até Abril de 2010.

«Estamos convictos que o programa delineado para a edição deste ano seja do agrado da população, à semelhança do que tem acontecido noutros anos», afirmou à EDV Informação o presidente da comissão de festas, Jorge Coelho.

«Esperamos de novo uma enchente de milhares de pessoas nas ruas da cidade para ver as procissões das Velas e do Triunfo que serão, sem dúvida, o momento mais importante do programa religioso», disse.

«O cartaz musical é variado destacando-se, além de Quim Barreiros, o festival de tunas, fados de Coimbra e o festival de folclore», adiantou.

Os festejos iniciam-se este domingo com um programa pensado em atingir todos os públicos-alvo, envolvendo iniciativas de carácter religioso, musical e cultural.

Segundo Hermínio Loureiro, presidente da Fundação La Salette, «procurou-se dar ao programa um cunho de tradição e juventude».

«Tem sido nossa preocupação direccionar os festejos para novos públicos sem descurar a tradição e o forte carácter religioso», disse o responsável da entidade que gere o parque.

Integrada no parque, a estalagem S. Miguel acolhe ao longo das festividades o projecto «Parque de Artes» proporcionando ao público exposições de fotografia (com os trabalhos premiados no concurso «La Salette»), pintura e escultura.

As Festas de La Salette levam todos os anos milhares de devotos e forasteiros ao parque sobranceiro à cidade.

Os festejos ocorrem no ano em que a mancha verde de Oliveira de Azeméis foi considerada de interesse público pela Autoridade Florestal Nacional e a Fundação La Salette viu aprovada uma candidatura para a revitalização do espaço no valor de cinco milhões de euros.

O parque de La Salette foi criado a 07 de Abril de 1909 datando os festejos em honra de Nossa senhora de La Salette aos finais do século XIX.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

2 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *