Santa Maria da Feira, Tecnologia

Iluminação pública mais barata – Sta. Maria da Feira

A «rua Dr. Cândido de Pinho» – perto do Tribunal -, na cidade de Santa Maria da Feira, está a experimentar um novo tipo de iluminação: a “tecnologia LED”, disponibilizada pela empresa «Energia Viva».

A tecnologia LED garante, segundo a empresa, «melhor qualidade de iluminação», uma poupança de 60 por cento no consumo e uma redução na emissão de dióxido de carbono. O tempo de vida útil deste equipamento é de 14 anos.

O objectivo da experiência é aferir do interesse em instalar a tecnologia LED em outras áreas da cidade e do concelho.

Alfredo Henriques, o presidente da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, sublinhou, a propósito, que o Município «gasta à volta de milhão e meio de euros em iluminação pública», por ano.

O autarca projectou «uma poupança substancial», caso o Município adopte esta tecnologia para a sua iluminação pública. Noemadamente, aventou a possibilidade de, numa segunda fase, alargar a experiência a mais ruas da capital concelhia e a núcleos urbanos como Fiães e Lourosa.

Alfredo Henriques salientou, porém, que uma aposta na tecnologia LED para todo o concelho implicará investimentos vultuosos. O recurso a candidaturas a fundos comunitários é uma possibilidade.

A Energia Viva instalou 30 equipamentos LED em 30 autarquias. O próximo objectivo passa por, a partir de Setembro, colocar entre 500 mil e um milhão destes equipamentos pelo país

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *