Arouca, Cultura, Oliveira de Azeméis, S. João da Madeira, Santa Maria da Feira, Vale de Cambra

CULTURA/BREVES

Notícias breves de Cultura sobre acontecimentos marcados para este fim-de-semana no agrupamento de municípios do Entre Douro e Vouga.

AROUCA

Conferência encerra Universidade de Verão

A Sala do Capítulo do Mosteiro de Arouca recebe este sábado, a partir das 18:30, a conferência de encerramento da Universidade de Verão, proferida por Rui Monteiro, da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDRN).
«Escassez e Abundância: as duas faces da política agrícola na Europa e em Portugal» é o tema da conferência.
A Universidade de Verão é uma parceria entre a Universidade do Porto e a Câmara de Arouca. Constituída por seis módulos temáticos diferentes, dissociados entre as Artes, as Ciências e a Cultura, dá aos seus participantes «a possibilidade de alargar conhecimentos com pequenos cursos de elevada qualidade científica, leccionados na íntegra por docentes universitários e sempre com conteúdos integrados no contexto da região em que se realizam».

OLIVEIRA DE AZEMÉIS

Comédia em noite de Verão

Esta sexta-feira o ciclo de cinema de Verão, promovido pela Biblioteca Municipal Ferreira de Castro (BMFC), exibe pelas 21:00 a película «Abril», uma produção de Ângelo Barbagallo.
A comédia italiana, cuja acção se passa em Outubro de 1995, anda à volta das atribulações da vida privada e profissional do realizador.
O filme, o quarto a ser projectado desde o início do ciclo, é exibido no anfiteatro ao ar livre da BMFC e a entrada é livre.
O último filme do ciclo de cinema deste ano – The Million Dollar Hotel – é exibido no dia 31 de Julho.

S. JOÃO DA MADEIRA

Antigos alunos mostram trabalhos

Na Galeria dos Paços da Cultura de S. João da Madeira, está patente uma exposição de trabalhos que antigos alunos de Artes Visuais da Escola Secundária Dr. Serafim Leite desenvolveram na sua vida profissional.
A iniciativa é comissariada pelo pintor José Emídio, que considera ter tido nesse estabelecimento educativo sanjoanense a sua «mais importante e rica experiência como docente de Artes Visuais».
A mostra, inaugurada no dia 18 de Julho, está aberta ao público até 13 de Setembro.
Neste fim-de-semana, pode ser visitada no sábado, entre as 10:00 e as 24:00, e no domingo, das 14: às 24:00.

SANTA MARIA DA FEIRA

Ensaio geral para abertura da Viagem Medieval

O ensaio geral para o momento de abertura da Viagem Medieval em Terra de Santa Maria está marcado para domingo, às 21:00, no pavilhão da Lavandeira, em Santa Maria da Feira.
«Viagem: partida séc. XXI, chegada séc. XIV» é um espectáculo que «promete surpreender pela originalidade e contextualização histórica», a apresentar dia 30, pelas 22:00, na Praça Nova, junto à Casa do Moinho.
Os interessados em participar o momento de abertura devem apresentar-se no ensaio geral. Para mais informações, devem contactar a empresa municipal Feira Viva, através do telefone 256 330 902.
A 13ª Viagem Medieval em Terra de Santa Maria realiza-se de 30 de Julho a 09 de Agosto, no centro histórico de Santa Maria da Feira, e vai recriar vivências do século XIV e do reinado de D. Afonso IV, o Justiceiro e depois o Bravo, que se destacou pelas reformas legislativas e judiciais que implementou e que duraram largos séculos.

VALE DE CAMBRA

«Revelações» de Lopes de Sousa

«Revelações» é o título da exposição de pintura – da autoria de Lopes de Sousa – para ver na Biblioteca Municipal de Vale de Cambra.
Natural de Aveiro, Lopes de Sousa dedica-se exclusivamente à pintura, tendo frequentado o Instituto Universal Brasileiro. Sócio da Associação Nacional Artistas Plásticos, expõe regularmente os seus trabalhos desde 1976.
Com entrada livre, a mostra está patente naquele espaço de leitura até ao próximo dia 08 de Agosto, de segunda a sexta-feira (10:00-18:00) e aos sábado (10:00-13:00).

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *