Arouca, Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Oliveira de Azeméis, Porto, Póvoa de Varzim, S. João da Madeira, Santa Maria da Feira, Santo Tirso, Sociedade, Trofa, Vale de Cambra, Valongo, Vila do Conde, Vila Nova de Gaia

Norte quer 12º ano para todos os funcionários públicos

Todos os funcionários públicos do Norte vão receber propostas de formação no âmbito do programa Novas Oportunidades, para que consigam certificações do 12º ano, decidiu ontem to, o Conselho de Coordenação Intersectorial (CCI) da região.

A decisão foi tomada na segunda reunião do CCI do Norte, órgão instituído no final de 2008 com o objectivo de «fomentar e facilitar uma coordenação regional das políticas da administração desconcentrada do Estado central».

O presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, Carlos Lage, referiu que foi constituído hoje um grupo de trabalho, reunindo representantes da CCDR-N, Direcção Regional de Educação do Norte (DREN) e Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), que vai identificar todos os funcionários públicos com menos do 12º ano.

Carlos Lage referiu que, logo que o levantamento esteja terminado, será elaborado um plano para acesso às Novas Oportunidades, com o objectivo de possibilitar a todos os funcionários públicos a obtenção de qualificações mais elevadas.

A directora regional de Educação do Norte, Margarida Moreira, referiu que em Novembro já será possível iniciar os programas de formação, que nalguns casos poderão decorrer nos próprios locais de trabalho.

«Cabe à Administração Pública dar o exemplo», salientou.

Margarida Moreira afirmou que a frequência desta formação será voluntária, mas manifestou-se confiante que a generalidade dos trabalhadores vai aproveitar esta oportunidade.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *