Póvoa de Varzim, Sociedade

Jogos, cultura e lazer – Encontro Internacional de Jovens já chegou a Malta – P. Varzim

Continua a descoberta dos 4 elementos em Malta. Este é o desafio proposto pelo Encontro Internacional de Jovens, que começou a 14 de Julho e reúne cerca de 40 participantes provenientes de cidades que partilham relações de amizade e geminação – Póvoa de Varzim, Eschborn, Montgeron e Zabbar.
Da Póvoa, seguiram oito jovens que, até 27 de Julho, vão participar em jogos, visitas culturais e outras actividades que têm como objectivo promover o intercâmbio multicultural.
O tema dos 4 elementos não se refere apenas à Agua, Terra, Ar e Fogo. Refere-se também às 4 nacionalidades – portuguesa, alemã, francesa e maltesa – e à descoberta das suas semelhanças e diferenças. Assim, os primeiros dias do Encontro Internacional de Jovens foram dedicados aos jogos de comunicação, interactivos, que, por exemplo, desafiaram à descoberta dos nomes, com o propósito de promover a amizade entre todos. Houve ainda tempo para uma visita à praia, em Bughiba, e ainda de preparar uma noite cultural, de forma a dar a conhecer cada país e cada cidade. Os poveiros, com muito empenho e criatividade, escolheram confeccionar os Barquinhos, doce típico de ovos e chocolate que guarda um pouco da nossa cultura, na só no paladar, mas também na expressão através das quadras e ditos populares, apresentados nas bandeirinhas.
Entre as actividades desportivas já realizadas, destaque para o torneio amigável de futebol. Este, ao invés de pôr uma equipa a jogar contra outra, pôs todos a jogar contra todos. Isto porque a mistura de nacionalidades entre equipas, aliada ao facto de os intervenientes se conhecerem há pouco tempo, levou a que fosse difícil distinguir quem fazia parte de que equipa. Assim, foram mais as gargalhadas do que os golos marcados.
Por estes dias, os participantes estão a preparar as Oficinas, que se dividem em Fotografia e Vídeo, Música e Dança, e Expressão Dramática. O resultado deste esforçado trabalho será exibido já a partir de amanhã, prometendo novos momentos de boa disposição. Entretanto, continuam as visitas culturais – hoje os participantes visitam Gozo, uma das ilhas do arquipélago de Malta -, as actividades de animação, como a Noite Maltesa, marcada para amanhã, e as muitas actividades de lazer.
Organizado pela Associação de Amizade Póvoa de Varzim /Cidade Geminadas, o Encontro Internacional de Jovens decorre anualmente, em cada um dos quatro países, rotativamente. Conta com o apoio da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim e da União Europeia.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *