Santa Maria da Feira, Sociedade

Ginásio da Feira dedica evento desportivo a criança que sofre de doença rara – Sta. Maria da Feira

Um ginásio de Santa Maria da Feira vai dedicar, dia 25, um evento desportivo para ajudar o Emanuel, um rapaz de 13 anos, conhecido como «menino azul» que sofre de uma doença rara.

A mãe do Emanuel, Helena Silva, adiantou hoje à Lusa em Braga que, embora os médicos digam que a doença do rapaz – chamada Síndrome de Alagille e Tetratologia de Fallot – tenha estabilizado, continua a consumir medicamentos e comida especial, neste caso sem glúten.

O Síndrome é uma doença cardíaca que também afecta órgãos como o fígado, e que provoca falta de oxigénio, facto que explica o ar azulado do Emanuel.

A iniciativa «Desporto e Solidariedade de mãos dadas, Menino Azul», que foi agendada para dia 25, é organizada ao ar livre, pelo «Ginasius Health Club de Paços de Brandão».

Na ocasiao, cada participante será convidado pela organização a dar um pequeno contributo para ajudar a família.

No local, Helena Silva vai pintar – usando os dedos, a única técnica que conhece – alguns quadros que serão, depois, vendidos para angariar fundos.

«Vivo com o Rendimento Mínimo e com o abono de família do Emanuel», sublinhou, garantindo que, ultimamente, tem passado por muitas dificuldades dado que o dinheiro não chega para as despesas.

O evento, apoiado por outros ginásios, começa com uma «Maratona Ciclyng» onde se vai tentar bater o recorde nacional do maior número de pessoas numa aula de cycling. Vão estar presentes 200 bicicletas de vários ginásios do país e «os maiores especialistas na matéria».

Seguem-se ainda, aulas de Body Combat, Jump Fit e de Ritmos latinos, dadas por profissionais, e que são gratuitas.

Os promotores lembram que a mãe do Emanuel «nunca baixou os braços e lutou por direitos iguais para todas as pessoas que tivessem doenças raras».

Artigo AnteriorPróximo Artigo

4 comentários

  1. a esta mãe coragem nunca pares de lutar pelo teus tireitos até conseguiu uma lei pra todoas as crianças com doenças raras. santa maria da feira está de parabens.vale apena ajudar EMANUEL
    vi o blog que injustiça

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *