Arouca, Educação

Mais de 3000 alunos de todo o país visitaram o «Arouca Geopark»

A AGA – Associação Geoparque Arouca faz um balanço muito positivo da actividade educativa que tem desenvolvido. Os Programas Educativos 2008/2009, oficialmente lançados no dia 24 de Novembro de 2008 (Dia Nacional da Cultura Científica) registaram mais de 3000 visitas de alunos, oriundos de todo o país.
 
Durante o ano lectivo 2008/2009, visitaram o território classificado Arouca Geopark 3078 alunos, acompanhados de 277 professores, provenientes de 46 diferentes estabelecimentos de ensino portugueses, oriundos de 8 distintos distritos: Aveiro, Porto, Braga, Viseu, Coimbra, Viana do Castelo, Lisboa e Leiria. Todas as visitas contaram com o acompanhamento de monitores qualificados dos Serviços Educativos da Associação Geoparque Arouca.
 
A AGA encontra-se, neste momento, a planear e preparar os Programas Educativos para o próximo ano lectivo de 2009/2010, os quais estão orientados para complementar os conteúdos programáticos escolares de diversas disciplinas, desde Geologia, Geografia, História, Estudo do Meio, entre outras. Prevê-se ainda, o lançamento destes Programas junto do nosso país vizinho, nomeadamente no norte de Espanha. Através dos mesmos proporcionam-se momentos de aprendizagem, de descontracção, lúdico-desportivos e experiências únicas que possibilitam a divulgação e o aprofundamento de conhecimentos designadamente de fenómenos e aspectos geológicos, naturais e culturais deste território único classificado pela UNESCO como Arouca Geopark membro das redes Europeia e Global de Geoparks.
 
A Educação, para o desenvolvimento sustentável, um dos três pilares fundamentais do conceito de Geoparks/UNESCO, a par do Turismo, da Geoconservação e do Desenvolvimento Local Sustentável, tem vindo a ser um importante motor de alavanca no processo de desenvolvimento destes territórios. Pois desta forma é potenciada a oferta local nomeadamente os museus, os centros de interpretação, o comércio, a restauração, o alojamento e os transportes, entre outros sectores da actividade económica.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *