Arouca, Desporto, Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Oliveira de Azeméis, Porto, Póvoa de Varzim, S. João da Madeira, Santa Maria da Feira, Santo Tirso, Trofa, Vale de Cambra, Valongo, Vila do Conde, Vila Nova de Gaia

Volta a Portugal do Futuro revela novos campeões

Antes das grandes emoções de Agosto da Volta a Portugal, há mais ciclismo nas estradas nacionais. As jovens promessas da modalidade vão competir, já este mês de Julho, na 17ª Volta a Portugal do Futuro que terá início em Reguengos de Monsaraz e final em Oliveira do Bairro. A competição também organizada pela PAD/Lagos Sports tem vindo a revelar a grandes nomes do ciclismo nacional e terá, desta vez, quase 700 quilómetros repartidos por seis dias. Por força dos regulamentos a prova é reservada exclusivamente a corredores com menos de 23 anos. 

Além da participação de todas as equipas portuguesas do escalão Sub 23, vai integrar a caravana da Volta uma representação galega feita através das equipas Spol/CaixaNova, CC Lugo, e Selecção Galega para além da formação Andorra/Aluminios ST Jordi. 

A 21 de Julho, os quatro quilómetros do prólogo, algo técnicos, nas ruas de Reguengos de Monsaraz poderão, desde logo, revelar alguns dos principais valores no pelotão que partem à conquista da Volta. Os aspirantes à categoria de Elites vão, no dia seguinte, continuar no Alentejo cumprindo uma primeira etapa entre Reguengos e Vendas Novas. O traçado não apresenta dificuldades tendo o pelotão pela frente apenas um prémio de montanha de 4ª categoria e três metas volantes. Percorridos 158 km a caravana estará em Vendas Novas com a meta instalada na Av. 25 de Abril, junto às Piscinas onde se prevê uma chegada discutida ao sprint por volta das 15 horas. 

A segunda etapa terá o Cartaxo como cenário de partida quando, a 23 de Julho, o pelotão sair em direcção a Condeixa-a-Nova. Depois 143,9 Km e ultrapassada a lezíria ribatejana, os corredores vão chegar à linha de meta instalada em frente à Biblioteca Municipal de Condeixa. 

A tirada seguinte, a terceira, partirá do mesmo local de Condeixa-a-Nova para Águeda. São 127,6 Km que representam a etapa mais curta da prova e a que antecipa um dia muito complicado para o pelotão. A meta, em Águeda, estará instalada mesmo em frente aos bombeiros e prevê-se uma chegada cerca das 14h30. 

O percurso da quarta etapa será um marco nesta Volta a Portugal do Futuro devido às dificuldades que o envolvem com duas contagens de montanha de 1ª e 2ª categoria que devem atrair muito público para a beira da estrada até pelo facto de ser Sábado. O dia vai começar em Águeda mas as serras do Caramulo e de S. Macário irão estar bem presentes na mente de todos quantos têm por missão pedalar os 128 Km até Arouca.  

Por fim, no último dia de corrida os roladores poderão ter mais uma etapa para se mostrarem apesar de algumas irregularidades na morfologia do terreno. São contagens de montanha que não apresentam dificuldades de maior mas o cansaço acumulado poderá ser factor decisivo. Neste dia de consagração para o vencedor da 17ª Volta a Portugal do Futuro será feita a ligação entre Arouca e Oliveira do Bairro na distância de 129 Km a terminar por volta das 14h30. 
 
 

Prólogo Reguengos de Monsaraz 21 Julho 4 Km
Etapa 1 Reguengos – Vendas Novas 22 Julho 158 Km
Etapa 2 Cartaxo – Condeixa-a-Nova 23 Julho 143,9 Km
Etapa 3 Condeixa-a-Nova – Águeda 24 Julho 127,6 Km
Etapa 4 Águeda – Arouca 25 Julho 128,8 Km
Etapa 5 Arouca – Oliveira do Bairro 26 Julho 129 Km

                                                                                                            TOTAL                  691,3 Km  

A 17ª Volta a Portugal do Futuro tem o apoio das autarquias de Reguengos de Monsaraz, Vendas Novas, Cartaxo, Condeixa-a-Nova, Águeda, Arouca e Oliveira do Bairro e o patrocínio dos Jogos Santa Casa, Pedras, Vitalis, Super Bock Mini, Bogani, Ford, edp, Liberty Seguros, Órbita, Soccerade, Dietsport, PowerBar, Copigés, Mobilif, Pinarello, Aluvia, RTP, RR, O Jogo, Jornal de Notícias e JCDecaux.  

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *