Póvoa de Varzim, Sociedade

Mia Couto apresenta novo livro na Póvoa

Mia Couto está em Portugal para o lançamento do seu mais recente livro Jesusalém e a Póvoa de Varzim é paragem obrigatória do escritor. A 18 de Julho, sábado, às 18h00, o escritor moçambicano apresenta no Diana Bar o novo romance.
Jesusalém é, segundo a Caminho, editora portuguesa de Mia Couto, “a mais madura e mais conseguida obra de um escritor em plena posse das suas capacidades criativas”.
“Profundamente abalado pela morte da mulher, Dordalma, aquela que era ‘um bocadinho mulata’ –, Silvestre Vitalício afasta-se da cidade e do mundo. Com os dois filhos – Mwanito e Ntunzi –, mais o criado ex-militar Zacarias Kalash, faz-se transportar pelo cunhado Aproximado para o lugar mais remoto e inalcançável.
Aí, numa velha coutada de caça em ruínas, funda o seu refúgio, a que dá o nome de Jesusalém, porque a vida é demasiado preciosa para ser esbanjada num mundo desencantado”.
Assim começa este novo romance de Mia Couto. Mas apenas começa, porque a vida e a imaginação do autor, quando se combinam, como é aqui o caso, produzem os efeitos mais inesperados e surpreendentes, adianta a editora.
Mia Couto nasceu na Beira, Moçambique, em 1955. Foi jornalista. É professor, biólogo, escritor. Está traduzido em diversas línguas. Entre outros prémios e distinções (de que se destaca a nomeação, por um júri criado para o efeito pela Feira Internacional do Livro do Zimbabwe, de Terra Sonâmbula como um dos doze melhores livros africanos do século XX), foi galardoado, pelo conjunto da sua já vasta obra, com o Prémio Vergílio Ferreira 1999 e com o Prémio União Latina de Literaturas Românicas 2007. Ainda em 2007 Mia foi distinguido com o Prémio Passo Fundo Zaffari & Bourbon de Literatura pelo seu romance O Outro Pé da Sereia, obra também apresentada na Póvoa de Varzim.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *