Sociedade, Trofa

Loja Social da Trofa entre os melhores oito projectos de boas práticas da Europa

A Câmara Municipal da Trofa foi distinguida por duas vezes consecutivas no prémio de boas práticas no sector público a nível nacional. Em 2007 a Câmara Municipal da Trofa arrecadou uma Menção Honrosa com o projecto Loja Social e já no ano passado, em 2008, conseguiu o Primeiro Prémio na área de serviço ao cidadão com o projecto Brigada Pró- Família.
 
A Loja Social foi um projecto pioneiro em Portugal, que nasceu de uma parceria entre cinco instituições com intervenção na área social, além da Câmara Municipal da Trofa, fazem parte deste projecto algumas associações trofenses: a Segurança Social, a Santa Casa da Misericórdia da Trofa, a Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação da Trofa e a ASAS – Associação de Solidariedade e Acção Social.
Trata-se de um espaço único de atendimento personalizado junto da população trofense, onde os utentes podem tratar de todos os assuntos relacionados com a área social. Este espaço permite também a criação de respostas mais adequadas aos problemas sociais vivenciados pelos utentes, a rentabilização dos recursos existentes, eliminando a sobreposições de intervenção permitindo assim, um melhor planeamento dos serviços.
 
Posteriormente, o Município da Trofa, foi seleccionado, a nível nacional, para representar Portugal no concurso europeu de boas práticas, com o projecto Loja Social. Este projecto passou à fase seguinte, e está entre os oito finalistas, de quatro categorias diferentes, daqui, serão escolhidos quatro vencedores.
 
Este ano, foram seleccionados a nível europeu 18 projectos distribuídos por quatro temas: Gestão/Organização; Intervenção Social; Ambiente; Intervenção Económica para um concurso organizado pela UDiTE – European Federation of Local Government Chief Executives.
 
Como concorrente directo, a Trofa tem um projecto do Reino Unido, mas a Loja Social deixa o Município da Trofa com 50% de probabilidade de ganhar o concurso.
 
A Cerimónia Solene de entrega dos prémios e prévia apresentação mais circunstanciada dos projectos terá lugar em Bruxelas, a 5 de Outubro de 2009, provavelmente em evento presidido pelo presidente do Comité das Regiões.
 
A Câmara Municipal da Trofa para além do reconhecimento nacional que tem vindo a demonstrar em diveresas áreas, ao representar Portugal num concurso de boas práticas implementas no Município, destaca-se agora a nível Europeu.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *