Cultura, S. João da Madeira

CURTA 2 é inaugurada na quinta-feira – S. João da Madeira

A curta metragem «Azeitona» abre na próxima quinta-feira a «CURTA 2», segunda edição da Mostra Nacional de Curtas Metragens de S. João da Madeira, que decorrerá até ao próximo sábado, nos Paços da Cultura de S. João da Madeira, com sessões às 21:30.
O certame é organizado pela «Teia dos Sentidos – Associação Cultural», que conta como o apoio da Câmara Municipal de S. João da Madeira.

«Azeitona» é uma curta de 36 minutos, realizada por alunos do Mestrado em Cinema-Realização da Universidade da Beira Interior (UBI) – Ana Almeida, Humberto Rocha, João Gazua e Luís Campos – e inspira-se na vida e obra de Manoel de Oliveira, a quem presta homenagem.

O filme conta com a participação de actores conhecidos do panorama nacional, como Orlando Costa, Teresa Madruga, Rui Santos e Fernando Taborda, e conta a história de uma aluna – caloira – do curso de Cinema da UBI.

«Foi o grupo de realizadores que nos contactou e achámos o projecto tão importante que decidimos colocar o filme na abertura da Mostra”, sublinhou Salomé Pinto, a presidente da Teia dos Sentidos.

A apresentação do filme «Rasganço», de Raquel Freire será outro dos destaques da CURTA 2. vai decorrer no sábado, a partir das 16:00 horas e, à noite, pelas 21:30, a realizadora vai estar nos Paços da Cultura.

Raquel Freire dialogará com o público sobre o filme, sobre a sua carreira e sobre o cinema, em geral. Registe-se que o seu filme mais recente é «Veneno Cura».

Salomé Pinto realçou que a «convidada especial» da CURTA 2 «é uma cineasta jovem, mas já com muito trabalho em carteira».

A Mostra também disponibiliza workshops gratuitos, que se realizarão no último dia do evento.

O Workshop de Iniciação ao Guionismo, para maiores de 16 anos, vai decorrer a partir das 10:30 de sábado.

«Foi uma boa aposta, porque antes de um filme, há um guião que lhe dá suporte – é o início de tudo», salientou a responsável pela organização.

O Workshop de Pinhole decorrerá, também no sábado, às 10:30 e às 15:00, sendo dirigido a maiores de oito anos. Diga-se que o Pinolhe é uma máquina fotográfica sem lente que produz fotos muito económicas e simples.

O Workshop de Cianotipia – que é um sistema de impressão negativo-positivo – também decorrerá nos mesmos horários e é, igualmente, para maiores de oito anos.

Os interessados em participar nos workshops deverão inscrever-se, até ao dia 17, pelo mail geral.teiadossentidos@gmail.com.

A CURTA 2 integra o programa do Ano Europeu da Criatividade e Inovação (AECI) em Portugal.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *