Cultura, Santa Maria da Feira

Viagem Medieval inicia-se a 30 do corrente – Sta. Maria da Feira

A Viagem Medieival em Terra de Santa Maria arranca a 30 do corrente, com o espectáculo «Partida Século XXI – Chegada Século XIV”, encenada na praça nova da cidade de Santa Maria da Feira, a partir das 22:00, seundo informou a organização.

O evento vai decorrer até dia 9 de Agosto, representando um investimento de 750 mil euros.

«Está a caminho da auto-sustentabilidade», afirmou Alfredo Henriques, o presidente da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, que assume a organização em conjunto com a Federação das Colectividades de Cultura e Recreio do município.

A produção executiva da Viagem Medieval está a cargo da empresa municipal (EM) Feira Viva.

O autarca referiu que a Autarquia «apenas» vai investir 200 mil euros nesta edição. E Alfredo Henriques considerou que o evento tem contribuído para o reforço da afirmação do concelho, até a nível internacional.

«Reforça o sentimento de pertença dos feirenses», sublinhou o líder do Executivo municipal.

Paulo Sérgio Pais, administrador da Feira Viva, considerou que a Viagem Medieval é «um casamento perfeito entre a cultura e o património». Disse que este ano, «conquista e devolve à população» outra área citadina – o Mercado Municipal e sua envolvente.

O responsável da EM destacou do programa – além do espectáculo inaugural, que disse ir ser marcado pela «surpresa» – um espectáculo diário, «protagonizado por associações locais», o Assalto, também diário e nocturno, ao Arraial e as actividades previstas para o Castelo da Feira – «Os Dias da Viagem» e o espectáculo «Sombras do Castelo».

A edição de 2009 centra-se no início do reinado de D. Afonso IV, quando uma guerra entre príncipes assomou o reino. As relações externas, nomeadamente com Castela, também serão evocadas.

O programa da Viagem inclui espectáculos de animação âncora, como a Aclamação, as Razões do Conflito, as Razões da Guerra ou Nem bons ventos… Como curiosidades, elenque-se a Horta da Abadia, o Transporte de Mercadorias à Época e o Diorama Medieval.

O Arraial das Milícias, a Abadia, os Banhos Públicos de S. Jorge, a Floresta Encantada e o Lago dos Feitiços, entre muitas outras, serão áreas e actividades ao dispor dos visitantes, que também terão à sua disposição as tradicionais zonas alimentares.

O espaço da Viagem Medieval em Terra de Santa Maria ocupa 33 hectares. A organização conta com 64 elementos e a animação com 470 elementos em permanência. Participam 38 grupos de animação e 33 associações concelhias.

A cidade terá nesses dias 12 parques de estacionamento e a organização protocolou com a Transdev carreiras – a 1 euro a viagem – para trazer e levar visitantes das cidades de Lourosa, Vale de Cambra, S. João da Madeira e Oliveira de Azeméis.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *