Educação, Oliveira de Azeméis

Centro escolar do Curval abre este ano lectivo – Oliveira de Azeméis

O centro escolar do Curval, na freguesia do Pinheiro da Bemposta, vai entrar em funcionamento no início do próximo ano lectivo estando para breve a conclusão das obras, anunciou o presidente da Câmara de Oliveira de Azeméis. 
As obras, no valor de 500 mil euros, iniciaram-se em Março deste ano e permitirão que ali passe a funcionar, a partir do mês de Setembro, o ensino pré-escolar e o primeiro ciclo. 
As novas instalações – que são o prolongamento do edifício antigo – irão albergar o jardim-de-infância (a funcionar actualmente numa casa alugada com 16 crianças), refeitório, sala de prolongamento do jardim-de-infância, recreio coberto e instalações sanitárias.  
«O centro escolar abrirá no início do novo ano lectivo encontrando-se para breve a conclusão das obras», afirmou o presidente da autarquia, Ápio Assunção, durante uma visita que efectuou ao investimento na companhia dos vereadores Albino Martins e António Rosa. 
As obras, que decorrem dentro do prazo previsto, são financiadas em 90 mil euros pelo Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN). 
A aprovação da candidatura ao QREN deixa insatisfeito o presidente da autarquia que considera «insuficiente» o apoio na medida em que os critérios de financiamento só incluem as salas de aula.  
«Ora há espaços obrigatórios numa escola, além das salas de aulas, que não são enquadráveis no financiamento do QREN», sublinhou Ápio Assunção, anunciando que a autarquia ainda não recebeu nenhuma verba ao abrigo de todas as candidaturas já aprovadas.

Com a conclusão do centro escolar a autarquia avançará, numa fase seguinte, para a requalificação do antigo imóvel onde funcionam as quatro salas de aula da EB1 do Curval. 
«Iremos intervir nos próximos meses ao nível do telhado e da pintura do edifício, um investimento entre os 100 e os 150 mil euros», esclareceu Ápio Assunção. 
Segundo o vereador da educação a escola básica do Curval é frequentada por cerca de sete dezenas de alunos tendo condições «para ter uma turma por ano de escolaridade». 
Em termos de cobertura escolar na freguesia do Pinheiro da Bemposta Albino Martins esclareceu que, além do centro escolar do Curval, «a Carta Educativa prevê que a escola da Areosa se mantenha aberta».

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *