Matosinhos, Sociedade

Crescer a brincar – Uma experiência de prevenção em Matosinhos

Dia 29 de Junho, a Câmara Municipal de Matosinhos, em parceria com a ADEIMA, realizou um encontro de professores subordinado ao tema “Crescer a Brincar – Uma experiência de prevenção em Matosinhos”, que objectiva partilhar (des)conhecimentos sobre este programa, bem como reflectir e debater os resultados obtidos pela implementação do “Crescer a Brincar” em contexto escolar.

Este encontro decorreu no auditório da Biblioteca Municipal Florbela Espanca e contou com a presença do Presidente da Câmara, Dr. Guilherme Pinto, e dos vereadores, Dra. Luísa Salgueiro, Dr. Correia Pinto, e ainda do Professor Doutor Jorge Negreiros e Dra Lorena Crusellas.

O Projecto “Crescer a Brincar”, promovido pela ADEIMA, é um programa de treino de competências em meio escolar, e tem como objectivo central promover o ajustamento psicológico das crianças preparando-as para uma sociedade cada vez mais exigente. Dirige-se a crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico, e é implementado pelos professores, em contexto de sala de aula, tendo a duração de quatro anos permitindo o acompanhamento do desenvolvimento destas crianças desde o 1º ano até ao 4º ano de escolaridade. Foi iniciado no ano lectivo 2005/2006 e finaliza este ano lectivo 2008/2009, tendo sido implementado em 16 escolas do concelho, abrangendo 18 professores e 403 crianças.

Tem como objectivos centrais, promover o desenvolvimento de competências sociais, afectivas e cognitivas em cada etapa do desenvolvimento da criança facilitando a sua inserção escolar, profissional e social; bem como integrar o processo de prevenção e de promoção do ajustamento psicológico no dia-a-dia das crianças de forma a reduzir factores de risco e a aumentar factores de protecção, através da implementação do programa “Crescer a Brincar”.

Consciente de que uma política adequada de educação é uma política que estimula as crianças a desenvolver e apreender, não somente conhecimentos relativos ao mundo das ciências, e que lhes possibilite de igual modo conhecer o mundo dos seus sentimentos, pensamentos e projectos de vida. Considera-se portanto, que este é um trabalho imprescindível, na medida em que quanto melhor os indivíduos conseguirem lidar com o seu mundo interno, mais capazes estarão para se envolver em actividades produtivas e adaptadas às exigências da sociedade.

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