Sociedade, Trofa

Trofa investe um milhão e meio de euros por ano em formação escolar

No passado dia 3 de Julho, o Presidente da Câmara Municipal, Bernardino Vasconcelos, deu uma Conferência de Imprensa para anunciar os projectos e reformas previstos e em preparação para o próximo ano lectivo no concelho da Trofa.
 
Foram 15 as medidas enunciadas pelo presidente: Recuperação e equipamento do parque escolar, com o objectivo de dar, às escolas, a correspondente dignidade, assim como, a possibilidade de se realizarem novas actividades, no sentido da formação completa do aluno, todas as escolas receberam obras de beneficiação e ampliação. Equiparam-se com material didáctico e com equipamentos necessários; instalaram-se computadores e a sua ligação à internet; criaram-se espaços para as actividades físicas e desportivas; investiu-se na rede alargada de cantinas escolares, assegurou-se o rastreio oral, visual e auditivo de todas as crianças do 1º Ciclo, introduziram-se as Actividades de Enriquecimento Curricular e proporcionaram-se condições para que todas as crianças possam usufruir de iguais oportunidades, independentemente das suas condições económicas e sociais. 
 
A segunda medida anunciada foi a Escola a Tempo Inteiro, com actividades de enriquecimento curricular, isto é, a Câmara Municipal da Trofa candidatou-se ao Programa Generalização do ensino de Inglês no 1º Ciclo e de outras actividades, um dos pioneiros a nível nacional, que facultará à generalidade dos alunos o ensino de inglês, a actividade física e desportiva, o ensino da música e a expressão plástica, isto significa proporcionar a igualdade de oportunidades, dotar os alunos das melhores ferramentas e ajudá-los a crescer duma forma equilibrada e sustentada, preparando as crianças para um futuro exigente e competitivo. Os prolongamentos de horário fazem parte desta medida, assim, e de modo a adoptar os horários do ensino pré-escolar, ao dos pais, o horário será prolongado das 15h às 17h30, de forma gratuita.
 
A Generalização do fornecimento de refeições aos alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico é mais uma medida adoptada, assim, a Câmara garante o acesso às refeições, preocupando-se ainda em fiscalizar a qualidade dos menus das refeições, no sentido do seu equilíbrio e racionalidade.
 
Outra das 15 medidas estabelecidas foi a Acção Social Escolar, esta, visa criar a igualdade de oportunidades e assegurar as condições que permitam o efectivo cumprimento da escolaridade obrigatória. O acesso aos apoios e complementos educativos é gratuito ou comparticipado conforme a situação sócio-económica dos alunos, note-se que os alunos mais carenciados são também apoiados nas colónias balneares (100% e 50%).
 
O Gabinete Municipal de Acompanhamento Apoio Psicológico e Pedagógico, único no país, foi mais uma das medidas apresentadas, e tem uma equipa técnica que actua na prevenção, acompanhamento e tratamento, de crianças e jovens em várias áreas (psicologia, terapia da fala e educação social; consultas de avaliação/intervenção de Psicologia; grupos terapêuticos com crianças e pais; prevenção primária e estimulação precoce; acções de informação para professores, auxiliares e educadores).
 
A Educação Física no Pré-Escolar é uma medida que visa a prevenção de problemas de saúde de modo a proporcionar um crescimento equilibrado da criança.
 
Com o projecto Educação para a Saúde, a Câmara possibilita a realização de vários rastreios, entre eles rastreio visual, auditivo e cardiológico, na Clínica Dr. João Sá. Tendo em conta a escassez de vocações no país para a área das Ciências, a Câmara vai renovar o protocolo com o IPATIMUP (Instituto Universitário à promoção e investigação científica), que vai permitir avançar com o projecto Despertar para a Ciência, no concelho da Trofa.
 
Trofa Comunidade de Aprendentes (TCA) é um projecto que vai muito para além da própria escola, procurando envolver toda a comunidade trofense no processo de aprendizagem ao longo da vida, com o objectivo de criar uma verdadeira rede de instituições e pessoas que partilhem conhecimentos e experiências, gerando capital social na nossa comunidade, um projecto ambicioso mas que catapultará a Trofa para uma dimensão superior.
 
 
O Acesso à Actividade Cultural através da Casa da Cultura, que tem vindo a proporcionar diversas iniciativas de índole cultural, Hora do Conto e do Saber, Aulas de Música, Feira do Livro e Encontro Lusófono de Literatura Infanto-Juvenil, entre outras. 
 
A Integração na Rede de Bibliotecas Escolares é mais uma oportunidade para as escolas da Trofa aumentarem as suas valências e equiparem-se com oferta cultural, informática e educacional, pedagógica e didacticamente adequadas.
 
O Programa Eco-Escolas que tem como principais objectivos desenvolver a sensibilidade e a consciência Ambiental, é também um projecto desenvolvida pela autarquia trofense.
 
Os Transportes escolares são garantidos para os alunos do 1º, 2º e 3º Ciclo e Secundário, que residam a mais de 2 km, ou que façam um percurso de risco.
 
A 14ºmedida consiste nas Bolsas de Estudo para o Ensino Superior, uma vez que a Câmara Municipal da Trofa tem consciência que as dificuldades económicas afectam alguns agregados familiares, assim, esta medida, é uma forma de estimular a frequência de cursos superiores. E a 15ª medida diz respeito aos Prémios de Mérito Escolar (2º, 3º ciclo e Secundário), que premiam os melhores.
 
Para terminar, Bernardino Vasconcelos, referenciou o investimento de mais de um milhão e meio de euros na formação dos mais novos que frequentam os estabelecimentos de ensino do concelho.
 
Esta Conferência de Imprensa foi o reflexo da preocupação da Câmara Municipal da Trofa, presidida por Bernardino Vasconcelos, no que diz respeito à Edução das crianças e jovens, com vista a um futuro bastante positivo.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

1 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *