Cultura, Santo Tirso, Sociedade

Festas de S. Bento com João Pedro Pais e Tony Carreira – Santo Tirso

As tradicionais Festas de S. Bento, uma romaria pagã, voltam este ano a ser recordadas e celebradas como já vem sendo hábito. Com um programa preenchido com actividades diversas, o destaque vai para a actuação de João Pedro Pais (dia 10) e de Tony Carreira (dia 11). Este ano, a novidade é o Cortejo Etnográfico pelas principais ruas da cidade e que decorre no dia 12 de Julho (domingo), às 15h00, para festejar e relembrar vivências e tradições antigas.

As Festas de S. Bento chamam anualmente à cidade de Santo Tirso devotos de todos os cantos do país. O programa das festas (que, este ano, decorrem entre o dia 8 e 12 de Julho) está repleto de actividades, onde o sagrado e o profano se interligam. Concertos diários, animação de rua, actividades desportivas, cerimónias religiosas, coroação da Rainha e da Princesa do Vinho Verde e exposições são alguns dos destaques destes cinco dias de festa.

MILHARES DE PEREGRINOS VENERAM S. BENTO

No dia 11 de Julho, como já é tradição, milhares de peregrinos, oriundos das freguesias de Santo Tirso e dos concelhos limítrofes, dirigem-se à Igreja Matriz de Santo Tirso para venerarem São Bento. Logo a partir das 4 horas da madrugada, as estradas e vias enchem-se de caminhantes que vão cumprir as suas promessas. Perante este anormal fluxo de pessoas (ainda por cima tratando-se de um sábado, feriado municipal), a Câmara Municipal já solicitou às Forças de Segurança (PSP, GNR e PM) o reforço de meios no terreno. A devoção a S. Bento é milenar e manda a tradição que as promessas ao santo devem ser pagas com cravos brancos, ovos ou sal, já que grande parte da sua popularidade se ficou a dever à cura de verrugas ou “cravos” na pele, e ainda ao auxílio que prestava aos partos difíceis…  

CERIMÓNIAS INSTITUCIONAIS

No âmbito das comemorações do 24º Aniversário da Cidade de Santo Tirso decorre a já tradicional cerimónia de Recepção Oficial às Delegações das Cidades Geminadas, este ano com um Concerto Comemorativo que decorre no dia 8 de Julho (quarta-feira), às 21h30, no Auditório Municipal do Museu Abade Pedrosa, e ainda a Eleição da Rainha e da Princesa do Vinho Verde (quinta-feira, dia 9, às 21h30, no Largo Abade Pedrosa), numa iniciativa em que também participam as comitivas dos municípios geminados com Santo Tirso. As diferentes comitivas oficiais também vão poder assistir ao Cortejo Etnográfico que decorre no domingo, dia 12, às 15h00. 
 

PONTOS ALTOS NA ANIMAÇÃO MUSICAL

No que se refere à animação musical das Festas de S. Bento destaca-se João Pedro Pais (sexta-feira, dia 10 de Julho, às 22 horas, na Praça 25 de Abril) e Tony Carreira (sábado, dia 11 de Julho, 22 horas, Praça 25 de Abril). Paralelamente irá haver momentos de animação de rua, espectáculos de dança e fogo-de-artifício. 
 

CORTEJO ETNOGRÁFICO- pelas ruas da cidade

No domingo, dia 12 de Julho, a partir das 15 horas, decorre um dos principais momentos de grande destaque das Festas de S. Bento. Trata-se do Cortejo Etnográfico e Histórico, que junta as 24 freguesias do concelho num desfile monumental, com carros alegóricos devidamente engalanados com os motivos que mais caracterizam cada uma das freguesias. São centenas de figurantes e milhares de espectadores que geralmente fazem deste evento um espectáculo de muita cor e alegria. O cortejo inicia-se na Fábrica do Teles, passando pela Rua Oliveira Salazar, Avenida Sousa Cruz, Praça General Humberto Delgado, Praça Conde S. Bento, Rua Eça de Queirós, Rua Zulmiro de Azevedo, Rua do Bombeiro Voluntário, Praça 25 de Abril (tribuna), Rua José Cardoso de Miranda, Largo Coronel Baptista Coelho (sentido proibido), Rua Dr. Carneiro Pacheco, Av. Sousa Cruz (sentido descendente) e Rua Dr. Oliveira Salazar (sentido descendente). 

OS OUTROS EVENTOS

As actividades desportivas também vão estar em destaque com o “Programa Férias Activas” que inclui Badminton, Basquetebol 3×3 e Futebol de sete. O Concurso de Pesca Desportiva (sábado, dia 11, às 15 horas) vai ter lugar no Rio Ave e o XII Torneio Internacional de Andebol “S. Bento” 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

2 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *