Economia, S. João da Madeira

Chapéus do novo filme de Johnny Depp são de feltro produzido na Fepsa – S. João da Madeira

Os cerca de 80 chapéus que se vêem no filme «Public Enemies», protagonizado por Johnny Depp e Christian Bale, são de feltro português, disse um responsável do fabricante.

O filme estreou quarta-feira nos Estados Unidos – a Portugal chega a 06 de Agosto – e na tela exibe oito dezenas de chapéus em que o feltro foi produzido na empresa Fepsa, de S. João da Madeira.

A concepção dos chapéus coube à Optimo Hats, de Chicago, que é especializada em modelos de rigor idêntico ao dos anos 30 e 40, e que para a produção do guarda-roupa de «Public Enemies» solicitou o apoio da Fepsa, da qual é cliente há vários anos.

«Para o chapéu do Johnny Depp criámos especificamente o feltro 50X Black Rubby, que é de uma qualidade muito boa, de topo, num vermelho muito escuro, quase preto», conta Ricardo Figueiredo.

A aplicação do feltro no produto final foi da autoria do chapeleiro Graham Thompson, da Optimo Hats, em colaboração com a figurinista Colleen Atwood.

Para Ricardo Figueiredo, Graham Thompson é um «designer excepcional», cuja dedicação ao trabalho o leva a «torcer-se na cadeira de cada vez que vê num filme um chapéu historicamente incorrecto».

Na sua encomenda à Fepsa, o designer escolheu «apenas feltro da mais alta qualidade de castor», que aplicou depois em chapéus fedora.

Ricardo Figueiredo concorda que esse «é o modelo de chapéu mais adequado às personagens do filme», que relata a perseguição dos agentes do FBI ao assaltante de bancos John Dillinger, odiado pelas autoridades, mas ainda hoje encarado por grande parte dos americanos como um Robin Hood da era moderna.

«Tenho pena que ainda não seja o Diogo Infante ou o Nicolau Breyner a usar os nossos chapéus», confessa Fernando Figueiredo, «mas, quando o “Public Enemies” estiver em exibição em Portugal, vou vê-lo ao cinema no primeiro dia».

«O filme é um autêntico mostruário de chapéus», acrescenta, garantindo: «são todos lindíssimos».

A empresa Fepsa – Feltros Portugueses S.A. é líder mundial no fabrico de feltros de qualidade.

Está em actividade há quatro gerações, desde que, em 1969, quatro industriais da indústria de chapelaria se associaram com vista à especialização no fabrico de feltro.

George W. Bush, Vladimir Putin, Robert De Niro, Nicolas Cage e elementos dos Black Eyed Peas são algumas das personalidades que têm chapéus com feltro produzido em S. João da Madeira.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

1 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *