Matosinhos, Sociedade

Museu da Cidade no Palacete da Quinta da Conceição – Matosinhos

No âmbito das comemorações dos 25 anos da elevação de Matosinhos a cidade, a Câmara Municipal estabeleceu um protocolo de colaboração com a Ordem dos Arquitectos – Delegação Regional do Norte, tendo em vista a futura adaptação do Palacete existente na Quinta da Conceição, que actualmente alberga a GNR, em Museu da Cidade.

A formalização desta parceria decorreu no sábado, dia 27 de Junho, pelas 16 horas, no próprio espaço onde vai nascer o Museu e contou com a presença do Presidente da Câmara, Dr. Guilherme Pinto, do Vereador da Cultura, Fernando Rocha, e da Vereadora da Promoção Social Luisa Salgueiro.

A criação de um museu destinado a apresentar a História e o Património do concelho naquele imóvel é uma antiga aspiração de Matosinhos – com cerca de 30 anos – que tem vindo, no entanto, a esbarrar no facto do Palacete se encontrar ocupado, desde há décadas, com as instalações na região da Guarda Nacional Republicana – GNR.

Fruto, no entanto, de recentes desenvolvimentos, nomeadamente a cedência por parte da autarquia de um outro terreno para a construção de raiz de um novo quartel na freguesia de Perafita, cujo arranque das obras está previsto para breve, estão agora reunidas as condições para se avançar com o projecto de regeneração e adaptação do Palacete a Museu.

Com este protocolo de colaboração com a autarquia, a Ordem dos Arquitectos – delegação Norte – encarregar-se-á da assistência técnica à organização, realização e divulgação do concurso de concepção do referido projecto, à semelhança da recente experiência de colaboração, muito bem sucedida, com o concurso de (re)construção do Teatro Constantino Nery.

O Palacete da Quinta da Conceição é um imóvel do século XIX, construído no local na sequência da extinção do convento franciscano de Nossa Senhora da Conceição – daí a actual designação de Quinta da Conceição – e incorpora nos seus elementos construtivos múltiplos vestígios daquela antiga estrutura conventual.

A adaptação deste imóvel a Museu virá potenciar museologicamente esta área privilegiada da cidade, uma vez que o novo MUSEU se irá localizar a escassas centenas de metros do já existente Museu de Arte da Quinta de Santiago.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *