Arouca, Cultura, Oliveira de Azeméis, S. João da Madeira, Santa Maria da Feira, Vale de Cambra

CULTURA/BREVES

Notícias breves de Cultura sobre acontecimentos marcados para este fim-de-semana no agrupamento de municípios do Entre Douro e Vouga.

AROUCA

Recriação Histórica 2009

Em Arouca, abre-se este fim-de-semana a porta do tempo para uma viagem ao passado na Recriação Histórica 2009.
O evento – a decorrer no Terreiro de Santa Mafalda e no Mosteiro de Arouca – é hoje inaugurado às 21:30, com a Abadessa do Mosteiro a receber as entidades e os ilustres visitantes. Haverá cenas revividas nos locutórios, no claustro, na cozinha e em vários outros espaços. O dia termina com a recriação de um episódio da Guerra Civil – Frei Simão de Vasconcelos, monge guerrilheiro, chega preso a Arouca – e com a entrega de um recém-nascido na roda dos enjeitados.
No sábado, a partir das 20:00, o destaque vai para a ceia das monjas e para a recriação da intervenção divina de Santa Mafalda aquando do incêndio do Mosteiro.
Domingo, há concerto de órgão por Nicolas Roger, a partir das 15:00.

OLIVEIRA DE AZEMÉIS

Relíquias automóveis em exposição

A V Mostra de Automóveis Antigos de Oliveira de Azeméis, a decorrer domingo, inclui algumas das melhores marcas e modelos que fazem parte da evolução da história automóvel.
No total serão cerca de 80 viaturas fabricadas no século passado que, ao longo de sucessivas gerações, fizeram furor em todo o mundo.
A iniciativa – uma parceria do Clube Aveirense dos Automóveis Antigos e Câmara Municipal – realiza-se entre as 09:00 e as 19:00 no centro histórico da cidade: Largo da República e ruas Bento Carqueja e António Alegria.

S. JOÃO DA MADEIRA

Espectáculo de marionetas para crianças e famílias

Com base num texto de José Jorge Letria, o «URZE Teatro» leva a peça de marionetas «Mozart, o Menino Mágico» aos Paços da Cultura, este sábado, às 15:30.
A representação destina-se a crianças maiores de seis anos, com direito a dois acompanhantes adultos.
«O menino, que é mágico, não só pelo legado que nos deixou, mas também pelas palavras mágicas descritas por José Jorge Letria, transporta-nos para um universo de ternura e simplicidade, suportado por sorrisos e surpresa», lê-se na sinopse da peça.
Pelo palco passa uma história que «faz sonhar e acreditar no poder das palavras», com uma marioneta a deambular pelo patamar cénico, transmitindo «uma intensidade só alcançada pela grandiosidade musical de Amadeus».

SANTA MARIA DA FEIRA

Cineclube exibe «Che: Guerrilha»

O Cineclube da Feira exibe este domingo o filme «Che: Guerrilha», do realizador norte-americano Steven Soderbergh.
A sessão – marcada para as 21:45 no auditório da Biblioteca Municipal – é a segunda e última parte da biografia que Soderbergh filmou sobre Ernesto Guevara (Che), o herói da revolução cubana.
Na primeira – «O Argentino» – relata-se a participação de Che na Revolução Cubana (1959) até ao discurso do guerrilheiro em Nova Iorque (EUA), na assembleia-geral da ONU.
«Che: Guerrilha» está centrado nos 341 dias que Che passou na selva boliviana, entre os guerrilheiros, até à sua morte.

VALE DE CAMBRA

Exposição de pintores de palmo e meio

Pintores de palmo e meio mostram alguns dos seus trabalhos na Biblioteca Municipal de Vale de Cambra, até dia 11.
A mostra – dinamizada pela secção infantil de artes plásticas da Associação Cultural e Recreativa de Vale de Cambra – pode ser vista de segunda a sexta-feira, entre as 10:00 e as 18:00, e aos sábados (10:00-13:00).

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *