Arouca, Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Oliveira de Azeméis, Póvoa de Varzim, S. João da Madeira, Santa Maria da Feira, Santo Tirso, Sociedade, Trofa, Vale de Cambra, Valongo, Vila do Conde, Vila Nova de Gaia

Chaleira Eco vence Creative Design Awards

A Chaleira Eco, da autoria de Ana Salgueiro, licenciada em Design de Interiores e Equipamento, pela Escola Superior de Artes Aplicadas, do Politécnico de Castelo Branco, venceu a segunda edição do Creative Design Awards. O concurso organizado pela EXPONOR e a revista CASA CLÁUDIA procura dar a conhecer jovens talentos portugueses na área do design, sendo que, este ano, as temáticas são a sustentabilidade e o eco-design. Dirigida a jovens designers, a iniciativa pretende desafiar a criatividade, bem como aferir a potencialidade e viabilidade para produção industrial e comercial de um objecto de cozinha. No caso, uma chaleira.  

A peça da Ana Salgueiro foi a que melhor correspondeu aos objectivos do concurso. «É um produto que obedece às regras básicas do design: funcionalidade, estética e produção industrial de baixo custo», define a autora do projecto vencedor. Os mesmos cânones que Beatriz Vidal, do Centro Português de Design (CPD) e elemento do júri, defende, dizendo que a intervenção do design não pode acontecer «desfasada e desgarrada de um conjunto de pressupostos», que devem ser previamente identificados e definidos», acrescentando que se o «design for verdadeiramente integrado na estratégia das empresas e assumido como uma prática permanente», os resultados «serão positivos», refere Beatriz Vidal (lei entrevista na íntegra em www.ceranor.exponor.pt) .  

De 2 a 6 de Setembro, das 10h00 às 20h00, data de realização da CERANOR – Casa, Hotelaria, Decoração e Brinde, estará em exposição a Chaleira Eco, produzida pela empresa J. Grilo. Em paralelo, vai ser ainda possível visitar a exposição de trabalhos dos alunos da Escola Superior de Estudos Industriais e de Gestão (ESEIG) “The Growing up Exhibition” (verifique toda a informação em www.ceranor.exponor.pt).

No decorrer da feira, uma vez mais, a Associação de Artesãos da Região Norte (AARN) – , em parceria com a EXPONOR, promove o espaço Arts & Crafts, onde os artesão podem participar com condições e preços especiais. A iniciativa tem dado provas da sua importância, uma vez que dirige o foco para uma arte tradicionalmente portuguesa que, cada vez mais, vai sendo posta de parte face às novas tecnologias. 

Informações Úteis:

CERANOR 2009

Casa, Hotelaria, Decoração e Brinde

Local e Organização:

EXPONOR – Feira Internacional do Porto

Horário:

10h00 – 20h00

Data:

02 – 06 de Setembro 2009

Só para profissionais

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *