Santo Tirso, Sociedade

Câmara Municipal vai atribuir 3 500 euros a Juntas de Freguesia para que estas possam manter os percursos pedestres bem conservados – Santo Tirso

A Câmara Municipal de Santo Tirso acaba de celebrar com 14 Juntas de Freguesia do concelho um protocolo, através do qual ficam estabelecidas as condições de manutenção dos vários percursos pedestres que atravessam as áreas florestais das respectivas freguesias. 

No pressuposto de que importa manter transitáveis todo o ano os percursos pedestres concelhios – de forma a que todos os interessados possam caminhar com segurança e apreciar as paisagens e o património arquitectónico natural e construído do concelho – a Câmara Municipal vai atribuir um subsídio, no montante global de 3 500 euros, às seguintes 14 Juntas de Freguesia: Água Longa, Agrela, Burgães, Guimarei, Lamelas, Reguenga, Refojos, Monte Córdova, S. Miguel do Couto, S. Tomé de Negrelos, Roriz, S. Mamede de Negrelos, Santo Tirso e Vilarinho. 

Refira-se que a Câmara Municipal de Santo Tirso, para fomentar junto dos seus munícipes e visitantes a prática do turismo pedestre, implementou uma rede de trilhos pedestres integrada num quadro de acções de conservação ambiental, de preservação e promoção do património histórico e arqueológico, de entre os quais destacaremos os seguintes sete percursos:  

-PR 1 ST – “Histórico Pré-Industrial” – 11 kms de extensão – carvalhal de Valinhas ao castro do Monte Padrão – 3 a 4 horas

-PR 2 ST – “Padrão” – 12 kms de extensão – Quinta do Américo à Igreja de Sta. Cristina do Couto – 3 a 4 horas

-PR 3 ST – “Rio Leça” – 18 kms de extensão – Mosterio de Nª Sª da Assunção a Serra Hidráulica de Pereiras – 6 a 7 horas

-PR 4 ST – “Abraço” – 12 kms de extensão – Santo Tirso (Praça do Município) a Abelha (Nª Sª da Assunção) – 5 a 6 horas

-PR 5 ST – “Moinhos do Fojo” – 10 kms de extensão – S. Tomé de Negrelos a Ribeira do Fojo – 4 a 5 horas

-PR 6 ST – “Vale do Leça” – 16, 7 kms – Guimarei (campo de jogos) a Refojos (quinta do casal) – 5 a 6 horas

-PR 7 ST – “Entre Mosteiros” – 12, 7 kms – Roriz (Igreja de S. Pedro) a Vilarinho (Casa do Burgo) – 4 a 5 horas.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *