Desporto, S. João da Madeira

Sétima etapa da «Volta» termina em S. João da Madeira

A sétima etapa da 71ª Volta a Portugal de bicicleta liga a Póvoa de Varzim a S. João da Madeira no próximo dia 13 de Agosto, anunciou fonte da organização.

A prova disputa-se entre 05 e 16 de Agosto, com partida de Lisboa e chegada a Viseu.

Além do primeiro dia de competição, um «crono» individual de dois quilómetros, na Avenida da Liberdade, a apresentação dos conjuntos que vão disputar a «Portuguesa» vai decorrer na tarde de 04 de Agosto, na Praça D. Pedro V (Rossio), com transmissão em directo pela RTP.

A capital volta, assim, a acolher o pelotão nacional, depois da chegada da terceira etapa da 68.ª edição da Volta a Portugal (2006), então em frente ao Mosteiro dos Jerónimos, mas a «serpente colorida» não vai visitar o Sul do País, como sucedia há três anos, com partidas consecutivas de Portimão e passagens pelo Alentejo.

A Volta a Portugal, a cargo da PAD/JLS, vai voltar a terminar em Viseu, à semelhança da edição de 2007, ganha pelo espanhol Xavier Tondo (LA-MSS), desconhecendo-se para já a quilometragem e itinerário específico de cada tirada.

Igualmente confirmadas estão as duas novas partidas, nas Caldas da Rainha (2.ª etapa), que já a recebera em 1998, e em Trancoso (4.ª etapa), tal como em 2005, repetindo-se as emblemáticas chegadas em alto à Senhora da Graça (Mondim de Basto) e à Torre (Serra da Estrela), mas desta feita por ordem inversa à de 2008.

Depois de Lisboa, os corredores partem das Caldas da Rainha rumo a Castelo Branco, naquela que deverá ser a tirada mais longa da prova, seguindo-se uma exigente jornada entre Idanha-a-Nova e Guarda.

Na terceira e quarta etapas acontecem as primeiras dificuldades, com uma ligação entre Fundão e Gouveia, provavelmente com uma primeira incursão na Serra da Estrela, e a ansiada ascensão do Monte Farinha, até ao Alto da Senhora da Graça, após a partida de Trancoso.

O dia de descanso, a 10 de Agosto, vai ser passado em Felgueiras, com a organização da corrida a abrir as estradas aos fãs das rodas pedaleiras, no habitual passeio cicloturístico, entre a Lixa e o Alto de Santa Quitéria (Felgueiras).

Depois de quatro outras tiradas, maioritariamente talhadas para os «sprinters», com finais em Fafe, Santo Tirso, São João da Madeira e Aveiro e partidas em Felgueiras, Barcelos, Póvoa de Varzim, Gondomar e Oliveira do Bairro, vai acontecer a árdua subida à Torre, na véspera do último dia, com o “crono” final em Viseu.

Percurso da 71.ª Volta a Portugal:

05 Ago: Prólogo, Lisboa (CRI).

06 Ago: 1.ª etapa, Caldas da Rainha – Castelo Branco.

07 Ago: 2.ª etapa, Idanha-a-Nova – Guarda.

08 Ago: 3.ª etapa, Fundão – Gouveia.

09 Ago: 4.ª etapa, Trancoso – Senhora da Graça (Mondim de Basto).

10 Ago: Dia de Descanso (Felgueiras).

11 Ago: 5.ª etapa, Felgueiras – Fafe.

12 Ago: 6.ª etapa, Barcelos – Senhora da Assunção (Santo Tirso).

13 Ago: 7.ª etapa, Póvoa de Varzim – S. João da Madeira.

14 Ago: 8.ª etapa, Gondomar – Aveiro.

15 Ago: 9.ª etapa, Oliveira do Bairro – Torre (Seia, Serra da Estrela).

16 Ago: 10.ª etapa, Viseu (CRI).

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *