Cultura, Trofa

“O Super Gordo” com Fernando Mendes no encerramento da ExpoTrofa 2009

Numa organização da Câmara Municipal da Trofa e da Comissão de Festas em Honra de Nossa Senhora das Dores, a ExpoTrofa regressa ao concelho da Trofa de 4 a 12 de Julho. Esta iniciativa que vai já na sua 9ª edição, realiza-se no Parque de Nossa Senhora das Dores e conta com o apoio da AEBA, Associação Empresarial do Baixo Ave e das oito freguesias que compõem o concelho da Trofa.
A ExpoTrofa continua assim, a apostar na promoção do tecido económico e industrial do concelho, procurando dinamizar todo o movimento associativo trofense, já que além da indústria, as associações desportivas, recreativas e culturais também marcam presença.
O Parque Nossa Senhora das Dores, transforma-se, de 4 a 12 de Julho, numa enorme mostra do que de melhor o concelho tem para oferecer a todos os trofenses e aos seus visitantes. De salientar que além das empresas locais, a cada edição que passa, a Expo Trofa atrai empresas de outros concelhos vizinhos.
Além dos stands reservados às empresas, aos artesãos, aos artistas plásticos, este certame conta com a participação de algumas associações culturais e recreativas que nas suas tasquinhas dão a conhecer os seus petiscos, atraindo em cada ano mais visitantes para provar as suas iguarias gastronómicas.
A par dos stands e das tasquinhas, cada dia da ExpoTrofa conta com um programa de animação pensado para os seus visitantes.
Desta forma, a cargo da freguesia de S. Martinho de Bougado, no dia quatro de Julho, Sábado, os visitantes poderão assistir à Animação de Rua, que tem início às 17h00; à escola “Passos de Dança”, da junta de freguesia organizadora, pelas 21h00; às 22h00 os visitantes podem assistir a um desfile com passagens de modelos e a partir das 22h30 a animação cabe ao conjunto Típico da Val. Já no domingo, dia cinco, a freguesia do Muro oferece, a partir das 18h30, a actuação da instituição – Muro de Abrigo e, com início às 21h30, a freguesia oferece actuações com o Grupo de Jovens “Juventude sem Fronteiras”, Hip CEM Hop, Danças de Salão e Sons e Cantares do Ave. A cargo de Covelas está a terça-feira, dia sete, com o Grupo Rima Nova a partir das 21h30.
A animação de quarta-feira, dia oito, terá inicio às 21h30, com a actuação do grupo de Hip-Hop – Alvadance e em seguida com o Rancho Folclórico de Alvarelhos, através da organização da freguesia de Alvarelhos. Já na quinta-feira a freguesia de Guidões coloca ao seu dispor, às 21h30, Elsa Carneiro.
No final da semana, S. Mamede do Coronado inaugura a sexta-feira, às 21h30 com música ligeira ao cuidado de Eduardo Almeida, Ana Arantes, Pedro Quina, Sandra Luísa Costa, Pedro Carvalho e João Filipe, não deixando de lado a música tradicional portuguesa, a noite de dez de Julho termina com a fadista Célia Filipa.
Para iniciar o fim-de-semana, Santiago de Bougado proporciona, no Sábado, a partir das 21h00, uma noitada com a Banda Kaústica de Espinhel – Águeda e com as Marchas de S. Pedro da Maganha.
A animação de Domingo, Dia do Município, terá início às 17h30, com animação de rua, onde o espectáculo, que tem início às 21h30, “O Super Gordo”, com Fernando Mendes, encerra a ExpoTrofa.
Os expositores irão funcionar de segunda a sexta-feira das 19h00 às 24h00, aos sábados das 17h00 às 24h00 e aos domingos das 15h00 às 24h00. As tasquinhas irão funcionar de segunda a sexta-feira das 19h00 às 24h00 e aos sábados e domingos das 12h00 às 24h00.
Nesta festa de Verão, que é a ExpoTrofa, a Câmara Municipal da Trofa, liderada por Bernardino Vasconcelos, convida toda a população trofense e de concelhos vizinhos a visitarem este certame no Parque Nossa Senhora das Dores, aproveitando as esplanadas ao ar livre, os espectáculos musicais, ao mesmo tempo que convida a provarem os belos petiscos, refeições gastronómicas e as sobremesas típicas que as tasquinhas têm para oferecer aos visitantes.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *