Póvoa de Varzim, Sociedade

S. Pedro: cidade prepara-se para maior festa do ano – P. Varzim

Aproximam-se as Festas de S. Pedro, grandiosa festividade do concelho que gera verdadeiras romarias de gente que invadem as ruas da cidade. Música, dança, desporto e tradição unem-se no programa deste ano, que oferece 11 dias de festa, de 25 de Junho a 5 de Julho.
Sem dúvida que a noitada de 28 para 29 é a imagem de marca da Festas. Pela noite dentro, milhares de pessoas circulam pelas ruas, partilham sardinha assada, broa e vinho, saltam as fogueiras ou admiram os espectáculos as rusgas dos bairros da Póvoa que exibem, finalmente, as coreografias e os tronos cuidadosamente planeados ao longo de todo o ano.
A este momento de euforia seguem-se as celebrações do dia 29, feriado municipal na Póvoa de Varzim, que amanhece com a Missa de S. Pedro, às 11h00, na Igreja da Lapa, a que se segue, às 17h00, a Procissão de S. Pedro, que sai da Igreja Matriz e recolhe na igreja da Lapa, incorporando outros dois Santos Populares: S. João e Santo António. A procissão é antecedida, às 15h00, pelo concerto pela Banda Musical da Póvoa de Varzim, na Praça do Almada.
Este ano destaca-se também a inauguração do Parque da Cidade, mais concretamente da 2ª fase na zona nascente, no dia 27 às 18h00. Obra muito esperada, esta nova estrutura de lazer vai disponibilizar à população um novo espaço verde ao ar livre, que tanto se adivinha como um destino para um passeio ao ar livre, como um excelente local para a prática desportiva informal.
Mas as Festas de S. Pedro oferecem muito mais que isto. De facto, elas arrancam a 25 de Junho com um dos momentos mais peculiares de todo o programa: o S. Pedrinho e a Pequenada. Crianças de jardins-de-infância de todo o concelho reúnem-se para, durante a manhã, recriarem, no vestuário, nos cantares e nos dançares a tradição das Rusgas Poveiras. É às 10h00, no Auditório da Lota. E para provar que de facto esta é uma recriação em tudo semelhante à original, basta assistir ao desfile das rusgas pelas ruas da cidade no dia 28, como já foi mencionado, ou então no dia 29, às 22h00, no Estádio do Varzim S.C.. De facto, este é o ponto de encontro para as Rusgas dos bairros de Belém, Mariadeira, Regufe, Matriz, Norte e Sul que, para além de exibirem as suas coreografias individualmente, apresentam também a coreografia conjunta, ao som da “Marcha de S. Pedro”. Este é um dos espectáculos mais assistidos em todo o programa das Festas de S. Pedro, com milhares de pessoas que, das bancadas, exibem, através do vestuário e de bandeiras, as cores dos seus bairros de eleição. E para terminar a noite em beleza, às 24h00, o espectáculo piromusical, mesmo ao lado, junto ao parque de estacionamento do Estádio. E porque as Rusgas são de facto um dos elementos mais emblemáticos de todo o S. Pedro, voltam a sair à rua, desta feita para um desfile nocturno entre a Avenida dos Banhos e a Avenida dos Descobrimentos, a 4 de Julho, às 22h00, despedindo-se, desta forma, até 2010.
Outras propostas do programa passam pela 1ª Grande Gala Equestre “Mestre Luís Valença”, na Praça de Touros, às 22h00 de dia 27, organizado pela Alpera Eventos, Lda. (os bilhetes podem ser adquiridos no local da Gala), ou o espectáculo com artistas poveiros às 22h00 de 5 de Julho, no Palco do Passeio Alegre. No campo desportivo, e para além do sobejamente conhecido Grande Prémio de Atletismo de S. Pedro, que se realiza no dia 5 cumprindo 21 edições, S. Pedro traz também o jogo de futebol que, no dia 28 de Junho, às 16h00, opõe uma equipa de futebol da Câmara Municipal a outra das Juntas de Freguesia. O “derby” acontece no Estádio Municipal.
Também este ano a Escola Prática de Serviços associa-se às Festas de S. Pedro comemorando o seu 3º aniversário com a actuação da Orquestra Ligeira do Exército no dia 2, às 22h00, e a Cerimónia Militar Comemorativa, no dia 3, às 10h00, ambas no Largo do Passeio Alegre. De 2 a 4 de Julho, e no mesmo local, a Escola Prática oferece um conjunto de actividades que incluem uma exposição de materiais, subidas em balão de ar quente, exibições da equipa cinotécnica e de paraquedismo e ainda uma torre de escalada.
No que respeita a actividades paralelas, estas arrancaram já com o torneio internacional de futebol sub-12 S. Pedro Cup, cujo vencedor foi o Varzim, a equipa anfitriã, com os jogos a decorrerem entre 13 e 14 de Junho. Segue-se, nos dias 20 e 27, o Torneio de Futebol Juvenil São Pedro 2009, organizado pelo Grupo Recreativo Estrela do Bonfim, que decorre no parque infantil da Junta de Freguesia da Póvoa de Varzim, em Nova Sintra. Ainda no campo do desporto decorre o Torneio de S. Pedro de Minibasquete, a 27 e 28 de Junho, no Pavilhão do Clube Desportivo da Póvoa, associação organizadora.
Mais uma vez, e mantendo a tradição, também a Associação Poveira de Coleccionismo marca presença nas actividade paralelas com o Salão Internacional de Filatelia “S. Pedro Estio’2009”, patente nas instalações do MAPADI, entre 27 de Junho e 6 de Julho.
Como é bom de ver as propostas das Festas de S. Pedro são muitas e animadas. A elas se junta a alegria natural dos poveiros, anfitriões por excelência desta Festa e parceiros, mais do que dedicados, da Câmara Municipal na sua organização.
Visite o portal municipal, reveja o programa das Festas de S. Pedro e, acompanhe, através de imagens, os momentos mais marcantes.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *