Desporto, Santa Maria da Feira

Stª. Maria da Feira promove tradição ciclista e revela novos campeões nacionais

Santa Maria da Feira, concelho com larga tradição na prática de ciclismo, será palco dos Campeonatos Nacionais de Estrada, organizados pela PAD/Lagos Sports de 25 a 28 deste mês

As provas de contra-relógio serão as primeiras a realizarem-se estando reservados os dois primeiros dias de competição para as prestações individuais dos escalões Cadetes, Femininas, Juniores, Sub 23 e Elites. O Europarque será a zona nevrálgica da organização além de servir de ponto de partida e chegada de todos os contra-relógios. No Sábado e Domingo realizam-se as provas de fundo enquadradas pelo belíssimo castelo de Stª Maria da Feira.

Os Campeonatos Nacionais vão começar na quinta-feira, dia 25, no período da manhã com os 32,5 Km do contra-relógio dos Sub 23. Este escalão vai cumprir quatro voltas a um circuito de pouco mais de 8 Km que será comum a todas as corridas desta vertente. O primeiro dia ficará concluído com a prestação dos Juniores ao longo de 24,5 Km.

Para sexta-feira, dia 26, estão previstos os restantes contra-relógios com os Elites a correr pela manhã ao longo de 40,5 Km, o que significa fazer cinco voltas ao percurso em volta do Europarque. O trajecto não apresenta dificuldades em termos de relevo apelando sobretudo às características dos contra relogistas. Sérgio Paulinho, campeão em 2008, não irá, este ano, defender o título devido a compromissos além fronteiras. Cadetes e todas as categorias do ciclismo feminino alinham na parte da tarde.

Zona do Castelo fará a diferença

As provas de fundo dos Campeonatos Nacionais começam no Sábado de manhã, dia 27,com a prestação dos Sub 23 que vão fazer um total de 139,7 Km partindo e chegando ao castelo de Stª. Maria da Feira. Por se tratar de um percurso em forma de circuito será exactamente a subida repetida à zona do castelo que deverá fazer a selecção de valores que vão discutir o título nacional. O trajecto de pouco mais de 12,5 Km será percorrido 11 vezes pelos Sub 23. O período da tarde será ocupado com a corrida de 114,3 Km dos Juniores.

Os corredores Elites vão iniciar a competição no domingo, 28 de Junho, partindo às 10 horas para os 165,1 Km que vão decidir o novo campeão nacional. Em 2008 o título foi conquistado por João Cabreira.

Os Cadetes no mesmo percurso mas no período da tarde vão cumprir 63,5 Km correndo, em conjunto com as Femininas, divididas entre Cadetes, Juniores e Elites. As ciclistas terão pela frente respectivamente 38,1 Km, 50,8 Km e 63,5 Km consoante o escalão.

Estes Campeonatos Nacionais de Estrada têm o apoio da autarquia de Santa Maria da Feira e o patrocínio dos Jogos Santa Casa, Pedras, Vitalis, Super Bock Mini, Bogani, Ford, edp, Liberty Seguros, Órbita, Soccerade, Dietsport, Pinarello, Aluvia, RTP, RR, O Jogo, Jornal de Notícias e JCDecaux. 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *