Póvoa de Varzim, Sociedade

Dias dedicados ao coração arrancaram hoje, no Diana Bar – P. Varzim

Arrancou hoje a iniciativa “Damos ouvidos ao seu CORAÇÃO”, organizada pela Clipóvoa com o apoio da Câmara Municipal, que decorre até domingo, 21, no Diana Bar.
A sessão de abertura aconteceu esta tarde e contou com a presença de Macedo Vieira, Presidente da autarquia, Eufémia Ribeiro, Directora Clínica da Clipóvoa e Paulo Ferreira, Responsável pelo Serviço de Cardiologia da Clipóvoa.
Agradecendo desde logo à unidade hospitalar pelo trabalho que tem desenvolvido na prevenção de doenças do coração, Macedo Vieira assumiu a disponibilidade da Câmara Municipal para fazer tudo o que for necessário em prol da melhoria de vida dos cidadãos. O autarca considera que se as cidades são bem tratadas, as pessoas também são daí a preocupação do município não só em disponibilizar os bens essenciais à comunidade mas também criar condições favoráveis a que tenham uma vida saudável. Na categoria de responsável pela cidade e também como médico, Macedo Vieira deixou alguns conselhos à assistência para a prática de exercício físico, de uma alimentação saudável, da profilaxia do stress porque “a arte de ser feliz é muito difícil”, garantindo que “quem vive na Póvoa ou cá passa férias tem todas as condições para levar uma vida saudável visto que a cidade é plana, dispõe de vários espaços verdes e tem excelentes equipamentos para a prática de desporto”.
Paulo Ferreira, principal organizador do evento, lembrou da importância da prevenção das doenças cardíacas referindo que as doenças cardiovasculares, que cursam anos e anos em silêncio, são a principal causa de morte no mundo ocidental. O Responsável pelo Serviço de Cardiologia da Clipóvoa referiu que a prevenção das doenças do coração exige medidas de fundo a nível do governo e das autarquias no sentido de criarem legislação para baixar o teor de sal nos alimentos como o pão e o fiambre, sendo que o primeiro apresenta, em Portugal, valores muito elevados e a nível autárquico, é importante que os municípios se preocupem com a existência de áreas verdes que incentivem o exercício físico. Paulo Ferreira informou ainda que no sentido de alertar a população para a importância da alimentação, a Clipóvoa proporciona durante os dias do evento a degustação de produtos saudáveis bem como a distribuição de receitas. 
Esta é uma das novidades da iniciativa que pelo terceiro ano consecutivo sai à rua e como afirmou Eufémia Ribeiro, Directora Clínica da Clipóvoa, procura inovar e por isso “fomos, pela primeira vez, à escola”, desafiando os alunos da pré-primária do Grande Colégio a encenarem a peça “a vida”, que decorreu esta manhã. Para além disso, a Clipóvoa também estendeu os seus serviços à Câmara Municipal onde promoveu rastreios à diabetes, colesterol e tensão arterial aos funcionários, uma acção que demonstrou a preocupação da unidade hospitalar na Medicina Preventiva.
Este é o primeiro de quatro dias, em que o Hospital Privado faz o apelo à comunidade para ouvir o seu coração e apostar na prevenção com um programa variado de actividades desde rastreios gratuitos, sessões informativas, cursos de noções de suporte básico de vida, um concurso de desenho, aulas de ginástica, aulas de tai chi, danças de salão e caminhada.
“Dê atenção à sua tensão”, “Doenças cardiovasculares: 1ª causa de mortalidade em Portugal” e “Como manter a forma física” são os três temas gerais que darão mote às sessões informativas que terão lugar de quinta a sábado, entre as 17h00 e as 18h00 e contarão com a participação de diferentes especialistas. Durante estes três dias, das 9h30 às 12h30 e das 14h00 às 18h00, a população terá oportunidade de verificar os seus níveis de colesterol, diabetes, pressão arterial e índice de massa corporal, gratuitamente.
Destinado a alunos dos 12 aos 16 anos, irá decorrer um concurso de desenho subordinado ao tema “Doenças Cardiovasculares”, com entrega de prémios aos três primeiros classificados.
Entre os dias 18 e 20 está também prevista a realização de aulas de Tai Chi, às 18h30, e aulas de ginástica ao ar livre, às 16h30 e nos dias 19 e 20 também às 10h30.
O evento termina no domingo, 21, com o sorteio de dois check-up cardiológicos, realizado após uma caminhada com ponto de encontro marcado para o Diana Bar, às 10h00.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *