Economia, Santa Maria da Feira

Cifial entrega prémio internacional de design – Sta. Maria da Feira

O «Feel the Planet Earth’08», um prémio internacional de design promovido pela Cifial, vai ser entregue esta quinta-feira na Alfândega do Porto, anunciou fonte do grupo empresarial de Santa Maria da Feira.

Antes da sessão de entrega do prémio, Alexander Manu – conhecido comunicador e guru da Criatividade Estratégica do Beal Institute for Strategic Creativity – irá intervir na palestra «The Earth is your mirror – How shall you treat a bird? As yourself, or as a bird?».

Após a palestra, terá início o debate com o orador, os designers Henrique Cayatte, Carlos Aguiar, Cecilia Loschiavos (Brasil), Jan Carel Diehl (Holanda) e o sociólogo António Barreto.

Segundo a fonte da Cifial, foram «preocupações ambientais» que motivaram o lançamento do prémio, que visa «identificar contributos concretos do design para a melhoria de questões relacionadas com o ambiente».

Para esta edição, a Cifial elegeu como tema a questão da dependência energética de fontes não renováveis.

O prémio será atribuído bianualmente com o intuito de promover o design como «disciplina capaz de dar respostas e de propor soluções inovadoras sobre o modo como o homem se relaciona com o meio ambiente».

Durante a fase de recepção de candidaturas ao «Feel the Planet Earth ’08», a Cifial recebeu um total de 61 projectos, 24 nacionais e 37 internacionais. Além de Portugal, foram recebidas propostas de mais 21 países – Bélgica, EUA, Índia, Bósnia, Singapura, Afeganistão, China, Filipinas, Espanha, Palestina, Malta, Jordânia, Itália, Reino Unido, Austria, Eslováquia, Coreia do Sul, Canadá, Austrália, Alemanha e Holanda.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *