Economia, Vale de Cambra

Chatron quer contribuir para a generalização das energias renováveis – Vale de Cambra

A empresa de equipamentos para climatização industrial Chatron quer contribuir para a generalização da aplicação das energias renováveis, promovendo no próximo dia 26 uma reflexão sobre a temática, anunciou o gerente da empresa, Carlos Brandão.

A primeira edição das Jornadas de Energia Renováveis e Ambiente – a decorrer nas instalações da Chatron, na zona industrial do Rossio, em Vale de Cambra – «aposta na vertente prática», com a apresentação de soluções e casos concretos de aplicações de sucesso.

«Será uma oportunidade para dar-mos a conhecer os principais desenvolvimentos de produtos na área das energias renováveis e ambiente, quer por parte da Chatron, quer pelas empresas parceiras e associadas a este evento», afirmou à EDV Informação Carlos Brandão.

A iniciativa – dirigida a clientes, escolas, universidades, municípios e instituições públicas – tenciona «desmistificar alguns produtos e processos que podem muito bem tornarem-se uma mais-valia no dia-a-dia das pessoas, empresas e municípios para melhorarem a sua eficiência energética e a sua qualidade de vida, conjuntamente com a redução da sua factura energética mensal».

As Jornadas de Energia Renováveis e Ambiente – a realizar entre as 09:30 e as 17:00 – contam, além das intervenções de especialistas convidados e autarcas de Arouca e Vale de Cambra, com a participação do presidente da Associação Empresarial de Portugal, José António Barros.

«Ao longo dos trabalhos iremos dar casos concretos de aplicações dos equipamentos e mostrar – embora por métodos aproximados – o seu dimensionamento», disse o empresário, sublinhando que «as jornadas serão, antes de tudo, uma forma de contribuir para a generalização da aplicação das energias renováveis no dia-a-dia das pessoas, ajudando-as a melhorar o ambiente».

A Chatron tem a funcionar desde o ano passado – na cobertura da fábrica – uma instalação de painéis solares fotovoltaicos de 3,68 kilowatts (kW), com toda a energia produzida a ser vendida à rede pública.

A comemorar onze anos de actividade, a Chatron é líder nacional no desenvolvimento e fabrico de equipamentos para climatização industrial.

A empresa aposta, desde há dois anos a esta parte, no desenvolvimento de soluções de energias renováveis aplicadas à climatização e ao ambiente.

O seu principal mercado é o nacional, onde regista o maior volume de negócios (cerca de 80 por cento da sua facturação).

No mercado externo, exporta para Angola, Cabo Verde, Espanha, Emirados Árabes Unidos e Irão.

A Chatron, que emprega 16 funcionários, facturou em 2008 cerca de 1,5 milhões de euros.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *