Santo Tirso, Sociedade

III edição do festival multicultural de Santo Tirso

Em conferência de imprensa realizada hoje, segunda-feira, dia 15 de Junho, foi apresentado oficialmente o programa do III FESTIVAL MULTICULTURAL DE SANTO TIRSO que vai decorrer no Parque Urbano da Rabada (Burgães) nos dias 7, 8 e 9 de Agosto. 

Organizado conjuntamente pelo Grupo ST Culterra (selecção musical e escolha das actividades) e pela Câmara Municipal de Santo Tirso (patrocínio e disponibilização do espaço), o III Festival Multicultural de Santo Tirso apresenta como cabeças de cartaz os “Mão Morta” (25 anos de carreira) e os “Terrakota” (em 2009 este será o único concerto desta banda no norte do país) num programa alargado de bandas (nacionais e locais) e géneros musicais que vão do rock, à música alternativa, passando pelo folclore português (festival de folclore concelhio). 

Mas a multiculturalidade do festival – que decorre no Parque da Rabada, um dos mais belos espaços verdes e urbanos do concelho – não reside apenas ao nível da música, já que estão programadas várias actividades cénicas (animação de rua e marionetas), desportivas (aeróbica e yoga) e radicais (torre de saltos, escalada, slide e rapel com a ajuda do Exército português). Pelo meio haverá um campeonato de pesca (sim, já se pesca e bem no Rio Ave), vários ateliês (pasta de papel e origami) e até a apresentação de um livro do poeta local Pedro Ribeiro. Durante os três dias do festival – com entrada livre – estará patente ao publico uma “feira alternativa”. 

Para o presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Castro Fernandes, este evento “continuará a ser uma festa” de e para os munícipes tirsenses “num local onde, desde logo, está garantida a sua beleza paisagística”. Tal como acontecera nas duas edições anteriores, o presidente da Edilidade Tirsense espera que o evento consiga “a adesão massiva dos munícipes” – tanto mais que a entrada é livre – porque “também é preciso servir as pessoas com cultura e não só com trabalho”. 

Para os responsáveis do ST-Culterra – a quem coube a responsabilidade de seleccionar as bandas participantes – o festival vai ser uma festa “não só pelo cartaz que apresenta” como vai permitir, durante três dias, transformar Santo Tirso na capital da música, da literatura, da prática desportiva e do lazer”. E relevaram ainda uma outra componente do festival: “a promoção de bandas locais emergentes”. 

Programa: 

Sexta – Feira, dia 7 Agosto

Inicio dos concertos – 21h30 

Palco principal                                                        

– MÃO MORTA                                                       

– SEAN RILEY & SLOWRIDERS                         

– PLUS                                                                                         

Palco dois – anfiteatro                                                                                          

– ONE MAN HAND                                                     

– DAN RIVER MAN  

Sábado, dia 8 de Agosto                   

10h00 – Actividades desportivas

              Yoga – Prof.  Magda Mendes

              Aerobica/Pilates– Prof. Carla Fontes 

10h00 – Atelier Pasta de Papel e origami (arte japoneza de dobrar papel)

                                                                 

17h30 – Apresentação do livro do poeta tirsense Pedro Ribeiro

              (libertação do pensamento…em nome da vida)

              

Inicio dos concertos – 21h30 

Palco Principal

– TERRAKOTA

– MAZGANI

– MELTING POT  

Palco dois – anfiteatro

-NICOLE EITNER

-TINTO e JEROPIGA (duo Osga e Andreia)

 

             

Domingo, dia 9 de Agosto 

– 09h30 –  Campeonato concelhio de pesca desportiva

– 10h00 – Actividades desportivas

                 Yoga – Prof.  Magda Mendes

                 Aeróbica/Pilates – Prof. Carla Fontes

– 10h00 – Atelier Pasta de Papel e Origami 

– 15h30 – Festival Concelhio de Folclore

              – Grupo Folclórico Infantil da Ermida

              – Grupo Etnográfico das Aves

              – Rancho Santo André do Sobrado

              – Grupo Folclórico Juventude de S.Julião de Água Longa 

– Restantes actividades previstas durante os três dias.

– Desportos radicais – Exército Português

– Feira alternativa  
 

O QUE É E ONDE FICA O PARQUE URBANO DA RABADA? 

O Parque Urbano da Rabada, sito na Freguesia de Burgães, (a pouco mais de 2 kms do centro da cidade de Santo Tirso) insere-se numa área de 96 274 m2 e está assente numa mata de carvalhos e sobreiros, sobranceira ao Rio Ave. Este novo espaço verde municipal (na requalificação do qual a Câmara Municipal de Santo Tirso já investiu cerca de 2 milhões de euros) oferece aos munícipes várias zonas de lazer, áreas de estadia e um lago. Para animação cultural e actividades múltiplas existe um anfiteatro ao ar livre, com uma plataforma de 490m2 e com aproximadamente 700 lugares sentados. O Parque Urbano da Rabada dispõe de áreas de estacionamento para bicicletas e motociclos, automóveis ligeiros e autocarros e disponibiliza um café/bar de apoio ao parque, actualmente muito frequentado. Os visitantes podem ainda admirar – devidamente implantadas neste espaço público – várias esculturas resultantes do Simpósio Internacional de Escultura. 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *