Cultura, Santo Tirso

Ciclo de Jazz continua a marcar a vida cultural de Santo Tirso

A segunda edição do Ciclo de Jazz promovido pela Câmara Municipal de Santo Tirso tem mais um concerto com data marcada já para a próxima sexta-feira, dia 12 de Junho. O pianista Rui Caetano sobe ao palco do Centro Cultural de Vila da Aves pelas 21h30, acompanhado pelos músicos Bernardo Moreira, no contrabaixo, e Marco Franco, na bateria. A entrada é livre. 

Compositor e pianista, Rui Caetano licenciou-se, em 2001, no curso de Jazz e Música Contemporânea, da “New School University” em Nova Iorque, onde estudou com músicos como Hal Galper, Bruce Barth, Cecil McBee, Joe Chambers, Chico Hamilton e Armen Donelian. Desde o seu regresso a Portugal, tem colaborado com inúmeros músicos que fazem parte do panorama do jazz nacional e em 2008 editou o primeiro CD como líder. 

«Reflexos» é um projecto em Trio, com Bernardo Moreira, no contrabaixo, e Marco Franco, na bateria, apresentando composições originais. A sua música tem como objectivo envolver o público na interacção que é proporcionada aos três músicos, pela interpretação dos temas e seu desenvolvimento através dos improvisos, expondo assim de forma espontânea a combinação das suas personalidades e emoções. É principalmente em concerto que se encontram novas soluções e se combinam novos elementos inerentes à passagem do tempo e às novas experiências vividas e adquiridas no dia a dia.

 

Depois do sucesso alcançado por este certame em 2008, a autarquia decidiu dar continuidade, em 2009, ao Ciclo de Jazz de Santo Tirso, apostando em nomes nacionais e internacionais. A segunda edição, recorde-se, arrancou em Fevereiro, com a actuação do guitarrista Pedro Madaleno, tendo-se realizado um segundo concerto em Abril, com o baterista João Lencastre.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *