Matosinhos, Sociedade

Autarquia proporciona dias de festa às crianças do concelho – Matosinhos

À semelhança dos últimos anos, cerca de 8.000 crianças do ensino pré-escolar e do 1º ciclo participaram nas actividades comemorativas do Dia Mundial da Criança promovidas pela Câmara Municipal de Matosinhos.

Para assinalar este dia tão importante, também inserido no Programa das Festas do Senhor de Matosinhos, a autarquia realizou no Auditório da Exponor, o lançamento de 2 livros: “O 1º lendário de Matosinhos” – textos de A. Cunha e Silva e ilustrações de Alfredo Barros – de uma relevante colectânea «Lendário de Matosinhos», onde podemos descobrir um conjunto de lendas que fazem parte do nosso imaginário e património cultural do concelho, e o livro “Os Direitos da Criança” – texto de Matilde Rosa Araújo e ilustrações e design de Raquel Leitão – com o objectivo de marcar os 50 anos da declaração dos Direitos da Criança, pelas Nações Unidas. Cada uma das crianças presentes recebeu um exemplar de cada livro. Nesta manhã festiva, marcaram presença o Vereador da Educação, Prof. Correia Pinto, e o Vereador da Cultura, Fernando Rocha.

Esta iniciativa insere-se num conjunto de actividades que a Câmara Municipal tem vindo a desenvolver, numa semana inteiramente dedicada á educação, iniciada a 28 de Maio e que termina na próxima sexta-feira, dia a 5 de Junho, intitulada “Reconhecer e valorizar também é educar”, com o objectivo de valorizar e reconhecer o contributo de todos os agentes educativos para o sucesso da educação e formação de crianças e jovens do concelho.

Enquadrado nestas comemorações, realizou-se no dia 28 de Maio, repetindo-se hoje, dia 1 de Junho, no Auditório da Exponor, um espectáculo teatral com a apresentação das peças “O Imperador e o Rouxinol” e “A Lenda Fonte dos Dois Amigos”, dirigido a todas as crianças da educação pré escolar e aos alunos do 1º ciclo do ensino básico. Na quarta-feira, dia 3 de Junho, vão realizar-se as últimas apresentações do espectáculo às 10h00, 14h00 e 15h30.

Neste mesmo dia, às 21h00, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, vão ser apresentados, à comunidade educativa, os projectos pedagógicos inovadores implementados nas escolas de Matosinhos.

No dia 5 de Junho, pelas 21h00, no Salão Nobre, a autarquia vai homenagear os professores que se aposentaram entre os anos lectivos 2004/05 e 2007/08.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *