Póvoa de Varzim, Sociedade

Festas de S. Pedro: onze dias de festividades em programa apresentado hoje – P. Varzim

Na presença de representantes de todos os bairros da Póvoa de Varzim, Luís Diamantino, Vereador do Pelouro da Cultura, apresentou, esta manhã, 4 de Junho, o programa das Festas de S. Pedro, que decorrem entre 25 de Junho e 5 de Julho.
O Vereador começou por fazer referência ao cartaz das Festas, que retrata uma fogueira, um dos muitos símbolos das Festas de S. Pedro, sobre um fundo preto. Ao invés das tradicionais labaredas alaranjadas, a fogueira é representada com chamas que simbolizam a cor de cada bairro: Belém (azul e branco), Mariadeira (amarelo e vermelho), Regufe (verde e vermelho), Matriz (vermelho e branco), Norte (azul e amarelo) e Sul (verde e branco).
“É sempre importante referir que as Festas de S. Pedro são uma organização conjunta da Câmara Municipal e das associações que estão aqui presentes. Sem as associações tudo isto seria impossível. As Festas de S. Pedro são festas de rua, envolvem muita gente. Mas exigem também muito trabalho e um grande esforço financeiro por parte das associações, de tal forma que se fosse apenas a Câmara Municipal a organizar as Festas, o orçamento teria que ser quatro ou cinco vezes superior”, reconheceu Luís Diamantino. 

 

Do programa, o Vereador destacou o S. Pedrinho e a Pequenada, que marca o arranque das festas a 25 de Junho. Esta é já uma das actividades tradicionais que reúne crianças de jardins-de-infância do concelho para retratar as rusgas nos seus cantares, dançares e vestuário. Um dos momentos altos de toda a programação é a noitada de S. Pedro, a 28 de Junho, momento em que as ruas se enchem de gente pronta a festejar pela noite dentro, ou não fosse feriado municipal no dia seguinte. A sardinha assada, o vinho e a broa são os acompanhamentos da noite, iluminada pelas fogueiras que se mantêm acesas até de madrugada. A inauguração do Parque da Cidade, mais concretamente da 2ª fase da zona nascente, no dia 27, foi também destacada na sessão. “O Parque da Cidade fecha todo aquele espaço ao ruído dos automóveis. Será um espaço de calma e lazer”, esclareceu o autarca.
As manifestações religiosas são, claro, o ponto fulcral de toda a Festa e encontram o seu pico no dia 29, com a celebração da Missa de S. Pedro e a Procissão que, por onde passa, conta sempre com ruas apinhadas de gente vinda não só da Póvoa de Varzim, mas também de concelhos vizinhos.
Como vem também sendo tradição, a Escola Prática de Serviços celebra o seu aniversário, este ano o terceiro, no decorrer das festividades e entre as actividade propostas contam-se, por exemplo, a torre de escalada, ou as subidas em balão de ar quente, “uma óptima oportunidade, se estiver bom tempo, de ver a Póvoa”, gracejou Luís Diamantino.
Uma Gala Equestre, actividades desportivas, concertos, espectáculos musicais, o espectáculo e desfile das rusgas ou o espectáculo piromusical compõem, a par de um conjunto de iniciativas paralelas, o programa das Festas de S. Pedro para 2009.
Para já o tempo é de preparação, enquanto cada bairro ensaia a sua rusga e prepara, em secretismo absoluto, o Trono de S. Pedro que irá inaugurar na noite de 28, recebendo visitas não só de foliões mas dos bairros “rivais”. A partir de dia 25 a cidade entra em festa e só pára onze dias depois, resultando num evento que é também de extrema importância para a vocação turística da cidade. 
No portal municipal, em www.cm-pvarzim.pt/spedro pode consultar o programa completo e começar já a programar a sua festa.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

1 comentário

  1. Sou de Arcos de Valdevez, visito a vossa maravilhosa cidade muitas vezes durante o ano, endereço um abraço a todos os Poveiros. Hoje à conversa com um vosso conterrâneo, fiquei a saber que as festas em honra de S. Pedro são uma tradição muito viva,pois não podia deixar passar a nossa conversa em branco sem dar uma vista de olhos ao vosso vasto programa festivo, desde já sinto-me convidado para estar presente pelo menos no dia 28, porque sem dúvida que o programa é convidativo. Um abraço e até lá.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *