Arouca, Economia, Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Oliveira de Azeméis, Porto, Póvoa de Varzim, S. João da Madeira, Santa Maria da Feira, Santo Tirso, Trofa, Vale de Cambra, Valongo, Vila do Conde, Vila Nova de Gaia

Norte de Portugal é «Região de Honra» na Conferência Mundial de La Baule

O Norte de Portugal é a região europeia convidada da edição de 2009 da Conferência Mundial de Investimento La Baule, que se realiza entre 03 e 05 de Junho em França.

Fonte da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) disse à agência Lusa que a região vai estar representada em La Baule (Norte da França, na costa atlântica) com uma delegação de instituições e empresas do Norte de Portugal de diferentes sectores económicos.

«Este é um dos maiores certames sobre investimento global e internacionalização do Mundo, com forte presença de “players” económicos e políticos europeus e americanos», salientou a fonte.

A 7ª Conferência de La Baule vai juntar mais de mil participantes de, pelo menos, 45 nacionalidades, entre os quais cerca de 700 presidentes e administradores executivos de grandes companhias globais e grupos empresariais emergentes, e cem autoridades comunitárias, nacionais e regionais.

A organização confirmou a presença de 200 oradores e especialistas em investimento directo estrangeiro e agências de desenvolvimento, e de 70 meios de comunicação social internacionais.

«Nestes dias, La Baule será a maior concentração mundial de debate económico e de políticas públicas globais, na promoção externa de países e regiões e na realização de contactos de negócio e de internacionalização», frisou a fonte.

Para Ana Teresa Lehmann, vice-presidente da CCDR-N, o convite para a participação como «Região de Honra» da Conferência La Baule 2009 constitui «uma grande oportunidade no processo de internacionalização da região do Norte, e em particular dos seus “clusters” estratégicos, junto de potenciais investidores ou de parceiros de internacionalização de actividades e actores empresariais».

Além de Ana Teresa Lehmann e de uma representação da CCDR-N, a delegação é composta por Luís Portela, presidente do Health Cluster Portugal e da Bial, Odete Patrício, directora-geral da Fundação de Serralves, Nuno Ribeiro da Silva, presidente da Endesa Portugal, Hélio Loureiro, «chef» do Porto Palácio Hotel, Miguel Oliveira, administrador executivo da Edigma.com, e dirigentes das empresas tecnológicas Ndrive e Biodevices.

A presença do Norte de Portugal será concretizada, entre outras acções de apresentação e contacto, através de um espaço expositivo permanente com recurso a tecnologia interactiva e holográfica desenvolvida na região, de uma intervenção especial na conferência sobre internacionalização, da participação numa sessão de prémios de boas práticas, e de um almoço de contacto e apresentação com cerca de 500 dos mil participantes.

A CCDR-N pretende com esta presença «conferir visibilidade ao Norte de Portugal numa rede internacional de investimento e de debate mundial sobre as tendências das economias globais, destacando os seus factores competitivos mais diferenciadores».

«Internacionalizar os “clusters” mais relevantes e promissores da economia regional, designadamente nos domínios da saúde, moda, indústrias criativas, tecnologias de informação, comunicação e electrónica e do agro-alimentar», é outro dos objectivos da delegação.

A comissão quer aproveitar também para «promover o Norte de Portugal como destino de grandes vantagens e oportunidades para investir, cooperar e trabalhar».

No site da conferência (http://www.labaulewic.org/Region-Norte-Portugal.html), o Norte de Portugal apresenta-se como um «smart place» (lugar inteligente), destacando a inteligência dos negócios, das pessoas e do estilo de vida.

Além do Norte de Portugal, são convidados especiais da conferência os estados norte-americanos da Califórnia e do Texas, a América do Sul e a província chinesa de Shandong.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *