Cultura, Trofa

Trofa inaugura exposição de esculturas e desenhos de José Rodrigues: Tocar as Coisas da Memória

A Câmara Municipal da Trofa continua a dar atenção e espaço à expressão artística e nesse sentido, inaugura no próximo dia 24 de Junho de 2009, pelas 21h30, na Casa da Cultura da Trofa, a exposição: “Tocar as Coisas da Memória”, juntamente com a realização de uma Conferência que abordará a mesma temática.
 
Esta exposição consiste resumidamente numa aproximação ao sagrado tendo como autor José Rodrigues.
 
José Rodrigues ao apresentar esta exposição defende que uma pessoa toca num objecto não para acreditar, mas para que resulte. Assim, o autor mostra querer tocar nas coisas da memória. As suas obras designam-se por aproximações ao sagrado, isto, pela experiência que guarda de criança, na medida em que, em Luanda correu tudo quanto à formação religiosa. Vejamos que até a sua infância ficou marcada por uma imagem de Nossa Senhora de Assunção em Luanda.
Hoje, a questão religiosa passa muito pela relação que manteve e continua a manter com pessoas ligadas à religião, por outro lado, o facto de ter visto corpos mutilados ao longo da sua infância, em Angola, contribui para que as imagens de Cristo, criadas por este artista, sejam Cristos mutilados.
 
Deste modo, a Trofa assiste a uma exposição e a uma conferência onde são apresentados os traços mais marcantes de José Rodrigues, ao longo de toda a sua vida através da arte.
 
Esta é mais uma iniciativa em que a Câmara Municipal da Trofa visa enaltecer o verdadeiro significado da arte na população trofense.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

1 comentário

  1. Queria deixar um forte abraço ao Mestre José Rodrigues (meu grande AMIGO) também congratular-me pelo facto de a Trofa acolher tão ilustre e indiscutivel vulto da contemporaneidade, contribuir definitivamente para que a Arte contemporânea seja bem vinda a esta Cidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *