Arouca, Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Oliveira de Azeméis, Porto, Póvoa de Varzim, S. João da Madeira, Santa Maria da Feira, Santo Tirso, Sociedade, Trofa, Vale de Cambra, Valongo, Vila do Conde, Vila Nova de Gaia

Protecção Civil em «alerta amarelo» devido a temperaturas altas

A Protecção Civil colocou em «alerta amarelo» às 14:00 de ontem a sua estrutura operacional a nível nacional devido às elevadas temperaturas previstas para os próximos dias em todo o território continental.

O alerta, até às 20:00 de segunda-feira, deve-se à previsão do Instituto de Meteorologia (IM) para os próximos dias de temperaturas máximas e mínimas relativamente altas, valores de humidade relativamente baixos, em especial no interior, e vento moderado a forte de Leste no Algarve e terras altas.

Em comunicado hoje divulgado, o Comando Nacional de Operações de Socorro, principal estrutura operacional da Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC), recomenda à população medidas de prevenção e precaução quanto à «realização de fogueiras e outras formas de fogo em espaços rurais», bem como de queimadas ou queima de sobrantes, sobretudo «nos locais onde se verifique o risco temporal de incêndio de níveis muito elevado e máximo».

A ANPC, citando informações do IM, lembra que, «apesar de domingo estar prevista uma diminuição das temperaturas nas regiões do litoral, é expectável que no interior estas permaneçam altas até à próxima segunda-feira».

O Instituo de Meteorologia accionou hoje «os avisos meteorológicos de calor, por persistência de temperaturas altas, para os próximos dias em diversos distritos do continente», nomeadamente Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Leiria, Santarém, Lisboa, Setúbal e Évora.

De acordo o IM, estes distritos estão sob «aviso amarelo», o segundo de uma escala de quatro, devido às temperaturas elevadas, que poderão atingir 35 graus Celsius.

Os distritos de Beja e Évora terão as temperaturas mais altas durante o dia no país, atingindo os 35 graus, prevendo-se também 34 graus para Lisboa, 33 para Leiria e Coimbra e 31 graus em Portalegre, Castelo Branco e Sines.

Segundo o IM, as temperaturas deverão começar a baixar a partir de domingo, quando os termómetros deverão chegar aos 29 graus. Para segunda e terça-feira, estão previstas temperaturas na ordem dos 24 graus.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *