Santa Maria da Feira, Sociedade

Mostra dos clubes ALPE arranca segunda-feira – Sta Maria da Feira

A mostra de projectos desenvolvidos no âmbito da terceira edição dos clubes ALPE, que decorreu entre Janeiro e Maio, arranca esta segunda-feira e prolonga-se até dia 09, anunciou a Agência Local em Prol do Emprego (ALPE) de Santa Maria da Feira.

«Dinamiz’ALPE 2009 – os clubes para a comunidade» é a designação da iniciativa que vai percorrer diversas instituições do concelho.

As sessões serão dinamizadas pelos participantes dos clubes, que foram criados para possibilitar «uma intervenção cada vez mais adequada» junto dos inscritos da ALPE.

Após «uma experiência de troca, aquisição e aprofundamento de saberes ao longo de vários meses», chegou o momento dos 110 participantes devolverem à comunidade os resultados desse trabalho.

O jardim-de-infância da Igreja (nº1), em Sanguedo, recebe segunda-feira a primeira actividade do programa a partir das 15:00.

«Centrados em dinâmicas específicas, e desenhados no sentido de promover a autonomia dos participantes em diversas áreas (linguagem e comunicação, matemática, emprego, cuidar de mim, expressões, e recursos e acessibilidades), os clubes ALPE pretendem promover o aumento da literacia dos participantes», referem os promotores.

A ALPE constitui-se como «uma plataforma de integração das sinergias locais, nos domínios do emprego, educação/formação e criação do próprio negócio, com o objectivo de promover dinâmicas e respostas adequadas às solicitações e objectivos da população do concelho».

A ALPE tem parcerias com o Centro de Emprego de S. João da Madeira, Centro de Formação Profissional de Rio Meão, Centro de Formação Profissional da Indústria do Calçado, Centro Tecnológico do Calçado, Escola Secundária de Santa Maria da Feira, Gabinete de Apoio ao Empresário da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, Associação Nacional de Direito ao Crédito, Associação Nacional de Oficinas e Projectos e a Associação Metropolitana de Serviços.

Criada em Janeiro de 2006, a ALPE é uma estrutura do projecto «Direitos & Desafios», que tem como entidade promotora a Câmara de Santa Maria da Feira e como entidade executora a Associação Pelo Prazer de Viver.

O projecto é co-financiado pelo PROGRIDE (Programa de Inclusão e Desenvolvimento, do Instituto da Segurança Social).

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *