Póvoa de Varzim, Sociedade

Biblioteca Municipal homenageou pescadores com leitura de lendas – P. Varzim

A Biblioteca Municipal assinalou hoje o Dia do Pescador com a leitura de contos relacionados com o mar para utentes do MAPADI, de manhã, e para utentes do Centro de Dia e Lar de Idosos da Santa Casa da Misericórdia da Póvoa de Varzim, à tarde.
Lendas do Mar, de José Jorge Letria foi o livro escolhido para esta actividade, e que fez miúdos e graúdos visitarem lendas “de toda a parte e de parte nenhuma”, a que se juntou também a Lenda da Moura Encantada, da Fonte do Crasto, Navais. Se para os mais novos este foi um momento mágico, onde o mar que tão bem conhecem foi origem e cenário das histórias mais fantásticas, para os mais velhos foi tempo de recordar a Póvoa de Varzim quando as suas gentes dependiam do que o mar lhe dava, quando era ele que lhes dava a vida mas também trazia a morte. Recordaram-se, assim, histórias de outros tempos e relembraram-se os perigos do mar, homenageando, desta forma, todos aqueles que se dedicam à faina. 
 O Dia do Pescador comemora-se a 31 de Maio, domingo. No âmbito da comemoração, a Biblioteca Municipal vai ainda promover o lançamento do livro Glossário ilustrado de pesca, da autoria de Bento d’Assunção Leite, amanhã, 30 de Maio, às 17h00, no Diana Bar.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *