Oliveira de Azeméis, Sociedade

Ricardo Bastos corre para ajudar três IPSS – Oliveira de Azeméis

As «corridas solidárias» são uma paixão de Ricardo Bastos. Este atleta de Oliveira de Azeméis resolveu desenvolver uma campanha em favor de três instituições particulares de solidariedade social (IPSS) da sua terra.

«Escolhi o Lar Pinto de Carvalho, a Santa Casa da Misericórdia e a Cerciaz», disse à EDV Informação.

Ricardo Bastos participa em Ultra-maratronas – provas de mais de 42 quilómetros – e os seus patrocinadores podem dar um valor – 1 euro, por exemplo, como o próprio faz -, por quilómetro por si percorrido. No final da época, cada uma das instituições receberá a totalidade das verbas que lhe foram destinadas.

O atleta-benemérito contabilizou que, no corrente ano, e no total, a campanha «já ultrapassou os mil euros». E salientou que, além do benefício económico, as instituições também vêem divulgado o seu trabalho.

«Nunca ninguém tinha feito isto, em Portugal», sublinhou.

A época desportiva de Ricardo Bastos inclui muitas provas, com três delas a assumirem o estatuto de «provas de força»: os Caminhos de Santiago, que este ano já realizou – 160 quilómetros -, a Geira romana, a realizar no Gerês, de Portugal para Espanha, no próximo dia 14 de Junho – 46 quilómetros; e a Ultra-maratona da Serra da Freita – cerca de 60 quilómetros -, que irá decorrer a 5 de Julho.

Refira-se que a Geira romana assume essa designação por seguir o traçado de antigas vias do Império Romano.

Ricardo Bastos foi atleta na sua juventude e, após anos de interregno, preocupações com a saúde levaram-no de volta à prática do atletismo de resistência.

«Há dois anos participei na Maratona de Roma», salientou, relembrando que «foi fantástico». Mas, registe-se que o seu regresso às corridas – a sério – tinha-se dado em 2002, em Lisboa, onde participou nas «Corridas da Ponte».

Em 2003, Bastos integrou a sua primeia Meia-Maratona de Lisboa. Ao todo, já participou em 27 destas provas.

O atleta de Oliveira de Azeméis treina, normalmente, às terças, quintas e domingos, sendo que, neste dia, realiza o esforço maior, consubstanciado em hora e meia de corrida.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *