Matosinhos, Sociedade

«Ler e escrever: Como ajudar o meu filho a crescer» – Matosinhos

Na passada quinta-feira, dia 21 de Maio, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, realizou-se mais uma conferência inserida num ciclo de três iniciativas subordinadas ao tema “Família e Escola: Silêncios vividos ou ruídos sentidos”.

“Ler e escrever: Como ajudar o meu filho a crescer” foi o mote para o debate e reflexão em torno das experiências precoces relacionadas com a leitura e escrita e da importância da família no desenvolvimento de hábitos de leitura e escrita.

O Presidente da Câmara, Dr. Guilherme Pinto, a Dra. Iolanda Ribeiro, do Instituto de Educação e Psicologia, da Universidade do Minho, bem como o Vereador da Educação, Prof. Correia Pinto, e a Dr.ª Joana Cruz, da Câmara Municipal de Matosinhos, reforçaram a importância dos pais e das figuras significativas na promoção precoce de experiências de contacto com a linguagem oral e escrita.

Neste âmbito foram apresentadas estratégias que os pais podem adoptar com as suas crianças, atendendo à sua idade e nível de desenvolvimento. Foram ainda apresentadas as linhas orientadoras e os principais resultados obtidos no projecto de intervenção precoce na aprendizagem da leitura e escrita, que está a ser implementado nos Jardins-de-Infância, IPSS’s e Escolas Básicas do 1º Ciclo de todo o Concelho de Matosinhos e que aposta no envolvimento e articulação com as famílias como forma de fomentar o desenvolvimento das crianças.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *