Matosinhos, Sociedade

Novas Instalações das Associações Portuguesas de Síndrome de Asperger e de Apoio a Surdos de Matosinhos

No âmbito do apoio às políticas sociais do concelho, o Presidente da Câmara Municipal, Dr. Guilherme Pinto, e a Vereadora da Promoção Social e Saúde, Dra. Luisa Salgueiro, inauguraram no sábado, dia 19 de Maio, pelas 11 horas, as novas instalações das Associações Portuguesa de Sindroma de Asperger e de apoio aos Surdos de Matosinhos, localizadas no Conjunto Habitacional da Ponte do Carro, em Guifões. Nesta cerimónia marcou também presença o Presidente da Junta de Freguesia de Guifões, Carmim Cabo.

É importante salientar que a Câmara Municipal tem vindo a desenvolver um conjunto de medidas direccionadas para os cidadãos portadores de deficiências ou incapacidades. Aliás, a Deficiência é uma das dimensões identificadas como prioritária pelo Diagnóstico Social do Concelho de Matosinhos.

Seguindo estas premissas, em 2008, a autarquia cedeu, em regime de comodato, dois espaços de loja, a estas duas associações num processo que culminou com a inauguração do passado sábado.

A Associação Portuguesa de Síndrome de Asperger (APSA) foi constituída em Janeiro de 2004 e apoia cerca de 60 pessoas com esta doença. No espaço cedido pela autarquia no Conjunto Habitacional da Ponte do Carro, num investimento a rondar os 35 mil euros, vai funcionar um Centro de Dia para desenvolvimento de actividades para crianças e adultos portadores deste síndrome, para efectuar acompanhamento técnico às famílias, para implementação de acções relacionadas com os aspectos científicos, educacionais, investigacionais e sociais da Síndrome de Asperger (SA), assim como para a promoção da integração dos portadores da síndrome.

As pessoas com esta síndrome têm, regra geral, dificuldades na comunicação, no relacionamento interpessoal e dificuldade no pensamento abstracto. Contudo são pessoas com inteligência média ou mesmo acima da média, são sociáveis e gostam do contacto humano.

Com a cedência destas instalações, um investimento da autarquia na ordem dos 40 mil euros, a Associação de Surdos de Apoio a Surdos de Matosinhos (ASASM) passa assim a disponibilizar um Centro de actividades. Em 2008, a Câmara Municipal atribuiu também a esta Associação, um subsídio de € 7.500,00 para equipamento.

A ASAM foi constituída em Novembro de 2007 e é uma associação de solidariedade social cujo objectivo principal é promover a defesa dos direitos e interesses dos surdos, procurando agilizar procedimentos e apoios para facilitar o seu dia-a-dia. Em média, esta Associação apoia cerca de 50 associados surdos.

Com estas novas instalações, a ASASM pretende prestar um maior apoio a portadores desta deficiência, nomeadamente criando centro de dia para idosos; apoiando os jovens na transição entre o fim da escolaridade e o início da vida activa; apoiando pais surdos com filhos ouvintes/falantes em regime de escolaridade, fazendo a ligação de comunicação entre a escola e os pais; proporcionando em regime de voluntariado apoio técnico e jurídico; aproximando a comunidade do concelho à comunidade surda, nomeadamente pelo ensino da linguagem gestual; e criando um grupo de teatro constituído por surdos, um espaço multicultural de partilha de saberes entre idosos e jovens, ateliers de decoração, pintura e gastronomia.

Recorde-se que os cidadãos portadores desta deficiência, pelas suas características, encontram dificuldades diárias de integração na sociedade. A dificuldade em comunicar é uma constante e favorece o isolamento destas pessoas que necessitam de uma atenção acrescida que favoreça a sua integração e minimize os obstáculos diários.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *