Póvoa de Varzim, Sociedade

Semana do Ambiente: ateliê e palestras são as propostas que se seguem – P. Varzim

Entre 1 e 5 de Junho o Coreto da Praça do Almada transforma-se no Ateliê do Ambiente, uma das actividades dinamizadas no âmbito da Semana do Ambiente.
Das 10h00 às 12h00 e das 14h30 às 17h30 todos podem visitar o Ateliê e aprender novas técnicas de reutilização e reciclagem de materiais, uma iniciativa que, acima de tudo, pretende despertar a consciência ecológica dos cidadãos. As escolas podem também visitar este espaço, bastando para isso fazer a marcação pelo telefone 252 090 000, extensão 533. O Instituto Maria da Paz Varzim, o Jardim-de-Infância “O Ribeiro” e ainda a EB1 Sininhos são já algumas das instituições de ensino com visitas marcadas.  
Também entre 1 e 5 de Junho decorrem as acções de sensibilização interna junto dos serviços da autarquia. Esta não é, no entanto, uma novidade entre os funcionários municipais que já se habituaram a receber, periodicamente e nas suas caixas de correio electrónico, informações que visam apelar a acções pró-ambiente. Com a Semana do Ambiente estas acções de sensibilização são reforçadas, com o envio de cinco postais com curiosidades relativas à temática dos resíduos.
A 2 de Junho, e em exclusivo para o público escolar, decorre a palestra “Dinâmica Litoral e Ecologia entre Marés”, na Escola Secundária Eça de Queirós, às 10h00, e na Escola Secundária Rocha Peixoto, às 11h00. A palestra será proferida por Mário Cunha, estudante do 2º ano de licenciatura em Biologia Marítima, e abordará temas como os ecossistemas costeiros, os problemas que os afectam e possíveis soluções.
A palestra repete no dia 4 de Junho, às 14h30 no Diana Bar. Desta feita, a actividade é aberta ao público em geral e conta com o apoio do Gabinete de Acção Social de Argivai. Isto porque na plateia estarão residentes dos bairros sociais daquela freguesia, assim como beneficiários do Rendimento Social de Inserção, que ao participar nesta acção de informação, dão continuidade aos temas desenvolvidos em acções anteriores, dinamizadas pelo GAS de Argivai. Recorde-se que a última decorreu em Março e teve como tema “Família”. A discussão das problemáticas ambientais enquadra-se no pacote informativo relativo à temática da Cidadania. Estas sessões de formação e informação estão integradas no Projecto de Intervenção Familiar (PIF) desenvolvido pelo Gabinete de Acção Social de Argivai. O PIF tem como objectivo fazer o acompanhamento das famílias carenciadas, facilitando a formação e sensibilização em áreas tão diversas como a higiene pessoal e habitacional, os cuidados de saúde primários, as competências parentais, a alimentação, a economia doméstica, entre outros.
Com o intuito de celebrar o Dia Mundial do Ambiente, comemorado a 5 de Junho, a autarquia organiza a Semana do Ambiente, que arranca já no próximo dia 30, com a EcoCaminhada, e só termina no dia 5. Para saber mais sobre este evento e conhecer todas as actividades que serão dinamizadas, visite o portal municipal.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *