Santa Maria da Feira, Sociedade, Trofa

Trofa comemora dia da criança com festa ambiental com oficinas, jogos interactivos, música e muita diversão

A Câmara Municipal da Trofa está a organizar a comemoração do Dia Mundial do Ambiente e do Dia Mundial da Criança no dia 5 de Junho de 2009, das 9h30 às 16h30, no Parque Nossa Senhora das Dores. Uma data que vai ficar na memória dos mais pequenos, que vão viver momentos de diversão e aprendizagem, fazendo assim a festa da data que lhes é mundialmente reservada. O evento compreende uma série de actividades, tais como: oficinas, diversos jogos pedagógicos, animações e um espectáculo musical.
 
Serão ainda atribuídos neste dia de festa, os prémios às escolas vencedoras dos concursos “Clubes da Protecção Civil” e “Eco-códigos”, bem como os diplomas a todas as escolas participantes e escolas vencedoras. Os trabalhos desenvolvidos estarão expostos ao longo de todo o dia de comemorações.
 
Estas comemorações inserem-se no âmbito de uma candidatura do projecto “Plano de Sensibilização Ambiental” – co-financiado pelo Programa Operacional Regional do Norte (ON.2), Eixo III – Acções de Valorização e Qualificação Ambiental e pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.
 
Campanha Dia Mundial do Ambiente e
Dia Mundial da Criança – “EcoPARTY” 2009
Objectivos
·         Introduzir a vertente humana nos problemas ambientais;
·         Enquadrar a população enquanto agente activo de um desenvolvimento equilibrado e sustentável;
·         Promover a mudança de atitudes e um maior conhecimento em relação às questões ambientais;
·         Criar ambientes de animação e convívio em torno de uma preocupação comum;
·         Incutir nas crianças e adultos a noção de civismo e alertar para a segurança individual e colectiva;
·         Actuar junto dos mais jovens com vista à adopção de atitudes ambientais positivas desde os primeiros anos;
·         Atingir o potencial físico, intelectual e social do indivíduo como membro de um grupo que visa o gosto e contacto com a natureza;
·         Criar um espaço com características pedagógicas e lúdicas adaptadas ao público escolar, privilegiando-se situações de interactividade, de criatividade e imaginação.
 
“EcoPARTY” com entrada em troca de objectos recicláveis
 
Cada escola envolvida tem que adquirir um“bilhete” para a entrada na “EcoPARTY”, através da entrega no dia do evento, de uma quantidade simbólica de resíduos recolhidos na escola. Num espaço comum, será colocado todo o material recolhido pelos estabelecimentos de ensino com as seguintes mensagens:
 
“Estás a ver a quantidade de lixo que ajudaste a enviar para reciclagem?
Todos juntos, podemos fazer a diferença.
Trofa e Ambiente, União Inteligente”
 
Jogos pedagógicos
 
Jogo da separação selectiva: “Ganhar é saber separar!”:
Neste jogo apela-se à separação dos resíduos.
Os resíduos terão que ser separados por elementos diferentes da equipa. Vence a equipa mais rápida a separar correctamente os resíduos.
 
Jogo de chão: “Ar, Terra e Água”:
O Jogo de Chão pretende, de uma forma divertida, testar os conhecimentos dos alunos e ao mesmo tempo aumentar os seus conhecimentos relativamente ao tema da Qualidade do Ar, Qualidade da Água, Biodiversidade, Florestas, Resíduos, etc..
 
Jogo da compostagem: “Pescar para compostar”
Desenvolver o conhecimento dos participantes sobre compostagem, de uma forma divertida, orientá-los para um aumento ou reforço do conhecimento acerca da temática.
 
O percurso dos resíduos: “Separar não custa nada!”:
Este jogo permite ao jogador adquirir informação acerca do tema “Os Resíduos”, proporcionando um jogo pedagógico e dando a conhecer diversos materiais que usamos resultantes da reciclagem do lixo.
 
 Jogo do ruído: “Trocar até acertar!”:
Testar conhecimentos acerca da temática do ruído.
Antes do início da actividade, o monitor coloca numa mesa 5 placas correspondentes à primeira coluna. De seguida coloca as restantes placas aleatoriamente. Os jogadores deverão trocar as placas da segunda e terceira coluna até se formarem as correspondências correctas.
 
Jogo: “Ao 3° R é de vez!”:
Compreender a abordagem preferencial a dar aos resíduos e aplicar a situações do dia-a-dia.
 
Oficinas lúdico-pedaqóqicas:
 
Oficina de reutilização: “Quem disse que era lixo?!”:
Introduzir questões relacionadas com o problema da educação ambiental, transmitindo valores respeitadores do meio ambiente, como o da reutilização dos resíduos.
 
Oficina: “SOS Escola”:
Testar os conhecimentos dos alunos sobre a sinalética de segurança e algumas medidas que devem ter de forma a prevenir riscos na escola e ainda a saber como actuar quando estes acontecem. placas.
 
Atelier: “Com casa segura, a vida dura!”:
Despertar para a importância de simples práticas que podemos adoptar no dia-a-dia que podem contribuir para a segurança em casa. Pretende-se ainda alertar para a utilização racional dos recursos naturais.
 
Acções de Animação:
 
·         Animadores e Insuflável
·         Exposições
·         Espectáculos musicais
 
Espectáculo musical de encerramento: “Viva a Natureza”
Este espectáculo tem como objectivo estimular a criatividade e desenvolver capacidades, dançando e cantando com os ritmos e melodias de um espectáculo musical alusivo a diversas temáticas ambientais
 
MOMENTOS
• Interactividade musical: são tocados alguns temas musicais bem animados e os participantes são convidados a baterem palmas ao ritmo, a movimentarem-se e a dançar.
• Tempestade: todos os presentes vão assistir a uma viagem para uma tempestade.
• O microfone mágico: o mágico “Balulo” entra em palco para transformar um microfone no fantástico “Microfone Mágico”. Este microfone é capaz de transformar qualquer som.
• A Discoteca: “Lixo no chão, Não!”: o espectáculo acaba com a música “Lixo no Chão Não”. Durante este tema, o publico é convidado a dançar e a saltar.

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