Arouca, Sociedade

Festival Hípico de Arouca – 14 de Junho

Quando em finais dos anos 80/princípios dos anos 90 se realizaram no concelho de Arouca os primeiros Festivais Hípicos, poucos arouquenses imaginariam o extraordinário êxito que tiveram, não só entre o público arouquense como entre cavaleiros, que, vindos de todo o país, deram a Arouca a honra da sua visita.
 
De facto, a modalidade que deu a Portugal a primeira medalha olímpica foi o Hipismo, e esse facto, bem como estes eventos realizados em Arouca, terão sido decisivos para que alguns arouquenses se iniciassem na «Arte de Bem Montar», sendo hoje instrutores e cavaleiros conceituados, casos, por exemplo, de André Peres e Miguel Brandão.
 
O último evento deste tipo ocorreu a 13 de Abril de 2002, inserido nas Bodas de Prata dos Bombeiros Voluntários de Arouca, sendo, ainda hoje, lembrado por muitos arouquenses, que vinham perguntando quando se realizaria uma nova edição.
 
Nesse sentido, o Centro Cultural, Recreativo e Desportivo de Santa Maria do Monte, numa parceria com a Junta de Freguesia de Santa Eulália, a Junta de Freguesia de Arouca e a Câmara Municipal, está a preparar uma nova edição do Festival Hípico de Arouca, a decorrer no próximo dia 14 de Junho, no Campo São João Bosco, a partir das 14:30.
 
Será responsável técnico da prova o Coronel Bernardo Mendes, fazendo parte do Festival quatro provas. Prevê-se a presença de vários Centros Hípicos, com dezenas de cavaleiros, muitos deles de nível nacional.
 
 
PROGRAMA
 
14:30 | Início do Festival
 
1.ª Prova | Prova Junta de Freguesia de Santa Eulália
Prova de Escolas
Tabela A, com cronómetro
Altura máxima: 0,60m
Velocidade: 300 m/m
 
2.ª Prova | Prova Junta de Freguesia de Arouca
Prova Pequena
Contra-relógio: 60’’
Altura máxima: 0,80m
Salto saltado: 2 pontos
Salto derrubado: 1 ponto
 
3.ª Prova | Prova Caixa de Crédito Agrícola de Arouca
Prova Média
Prova de Velocidade e Manejabilidade (Caça)
Altura máxima: 1,00m
Tabela C
 
4.ª Prova | Prova Câmara Municipal de Arouca
Prova Grande
Dificuldades Progressivas c/ Jocker
Altura máxima: 1,10m
Velocidade: 350 m/m
 

– Todos os cavaleiros poderão efectuar duas provas diferentes com o mesmo cavalo;
– O mesmo cavalo poderá efectuar duas provas com dois cavaleiros diferentes;
– No intervalo das provas, estará à disposição dos jovens de Arouca um cavalo de volteio, para que possam fazer o seu «baptismo» a cavalo.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

1 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *