Cultura, Matosinhos

«Vida e Obra do Padre Grilo, Coração de Pelicano» – Matosinhos

No dia 14 de Maio, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, foi apresentado o livro “Vida e Obra do Padre Grilo, Coração de Pelicano”, da autoria da Prof. Palmira Oliveira.

O Presidente da Câmara, Dr. Guilherme Pinto, presidiu à cerimónia de lançamento do livro, na companhia da autoria da obra, da Directora da Obra do Padre Grilo, Dra. Conceição Silva, e do Presidente da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade, Padre Lino Maia, a quem coube a apresentação do livro.

Conhecido apenas por Padre Grilo, nasceu em Ílhavo a 14 de Maio de 1888, filho de um pescador e logo de pequeno sentiu grandes dificuldades. Frequentou o Seminário de Coimbra e, depois de ordenado sacerdote, foi nomeado coadjutor da Oliveirinha. Com 24 anos fixa residência com seus pais em Matosinhos, onde fundou a Sopa dos Pobres, distribuindo refeições aos mais necessitados. Tornou-se famosa a sua saca de pano verde, onde guardava as esmolas que ia pedindo para todos os seus pobres. Conseguiu que o seu grande sonho se tornasse realidade, a construção de uma casa própria para os seus meninos – Obra do Padre Grilo. Faleceu a 1 de Novembro de 1968, estando sepultado em Matosinhos.

Mais informações em «A Voz de Leça».

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *