Cultura, Santa Maria da Feira

Pinóquio com sete metros de altura «espia» casas de Santa Maria da Feira

Um Pinóquio com sete metros de altura vai vaguear pelas ruas de Santa Maria da Feira, entre os próximos dias 28 e 31, durante o 9º Imaginarius – Festival Internacional de Teatro de Rua, disse hoje à Lusa fonte da organização do evento.

«Trata-se de um engenho cénico, operado por 14 manobradores, cuja cabeça, pela sua altura poderá chegar ao segundo andar de qualquer edifício, espreitando para dentro das casas», disse o director executivo do Imaginarius, Paulo Pais.

Ou seja, «durante quatro dias, os residentes de Santa Maria da Feira vão ser surpreendidos pela figura do Pinóquio, vão viver com ela», frisou.

O director artístico do Imaginarus, Renzo Barsotti, sublinhou que foi escolhido o Pinóquio como figura central do festival porque o boneco «representa a infância de cada um de nós e a sua compulsiva curiosidade pela vida é a mesma de todas as crianças».

«Talvez só recuperando a fantasia e a capacidade de imaginação própria da infância, conseguiremos reencontrar um autêntico sentimento de espanto pelas coisas da vida e de compaixão pelo próximo», sustentou Renzo Barsotti.

Mais de 60 eventos, de teatro de rua, música, dança, performance e artes plásticas, apresentados por mais de uma centena de artistas de oito países, compõem o programa oficial do 9º Imaginarius, que este ano aumentou os habituais três dias de duração (quinta, sexta e sábado), acrescentando-lhe um quarto dia, o domingo.

Além do Pinóquio, que é uma produção CCTAR/ACERT, destacam-se no programa as presenças do Odin Teatret (Dinamarca), Fura del Baús (Catalunha/Espanha), Puja (Argentina) e Commandos Percu (França).

O Odin Teatret vai apresentar o trabalho «Meu coração viagem», centrado no teatro antropológico, com a participação da população de Santa Maria da Feira.

Cerca de duas centenas de pessoas de várias colectividades do concelho foram construindo o seu espectáculo com base na cultura e nas tradições locais, sob a direcção artística da companhia dinamarquesa Odin Teatret.

«O envolvimento da população é uma das apostas estratégicas do Imaginarius, queremos as pessoas nos eventos não só como espectadores, mas também como participantes activos», sublinhou Paulo Pais.

Os alemães do Titanick Theatre estão a organizar a parada «O mundo de Pinóquio», espectáculo que assume a forma de parada e que também prevê a participação da população.

Os argentinos da companhia Puja regressam a Santa Maria da Feira com mais uma das suas intervenções em espaço urbano, nas quais utilizam as linguagens do teatro, dança, os desportos de altura, recursos multimédia e música ao vivo.

De França estará presente a companhia Commandos Percu, com mais um dos seus espectáculos em que funde o fogo de artifício, a música e a mobilidade, apostando no factor surpresa como um dos elementos centrais de cada apresentação.

O Imaginarius – Festival Internacional de Teatro de Rua é organizado pela Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, empresa municipal Feira Viva e CCTAR – Centro de Criação para o Teatro e Artes de Rua.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *