Educação, Póvoa de Varzim

“Dia da Escola” na Secundária Rocha Peixoto – P. Varzim

A 18 de Maio a Escola Secundária Rocha Peixoto comemora o “Dia da Escola”.
O programa comemorativo ocupa todo o dia com actividades que envolvem toda a comunidade escolar como exposições, actividades desportivas, música, dança, cinema, tertúlias, teatro, etc..
As comemorações arrancam às 9h00 com a inauguração da exposição “Rostos de Rocha”, de pintura e desenho, e que estará patente na biblioteca até ao final do ano. Segue-se o lançamento do nº 2 da revista “A Rocha”, cujas páginas divulgam actividades organizadas pela escola e contam também com testemunhos de antigos alunos não só da Escola Secundária Rocha Peixoto mas também da sua antecedente, a Escola Comercial e Industrial. Nesta mesma manhã serão ainda inauguradas várias exposições desenvolvidas pelos alunos no âmbito da Área-Projecto, subordinadas a várias temas, entre eles, Rocha Peixoto.
Meia hora depois, na Praça Luís de Camões, têm início as actividades desportivas que incluem o Rocha Paper, cujo circuito passa por vários pontos da cidade, Street Surf, uma Parede de Escalada, um torneio de Matraquilhos Humanos, Street Basket 3X3, iniciação ao golfe e ainda slide. No mesmo local, mas às 11h00, actua o Grupo Coral da Escola, formado por professores e funcionários. Seguem-se, às 11h30, exibições de danças urbanas e actividades de animação de rua.
Após a pausa para almoço, que todos podem partilhar na cantina da escola, o “Dia da Escola” continua, às 15h00, com mais actividades desportivas na Praça Luís de Camões. Quem preferir, pode assistir à exibição do filme “Rocha Peixoto”, uma das actividades que fazem parte das sessões pedagógicas no âmbito programa comemorativo do 1º centenário da morte de Rocha Peixoto. Recorde-se que este é um filme pensado para um público infanto-juvenil, realizado por Sofia de Azevedo Teixeira, Daniel Lima e Luís Lima. No campo da literatura vai decorrer a entrega dos prémios da 3ª edição dos “Escritores da Rocha”, evento dinamizado pela Biblioteca Escolar, e o lançamento do livro À Descoberta de Rocha Peixoto, uma compilação de textos escritos pelos alunos. O Auditório vai ainda receber uma conversa com antigos alunos, actividade que tem como objectivo proporcionar aos educandos o contacto com pessoas que já passaram pela mesma escola e que, através da sua experiência, podem ser referências para os mais jovens e exemplo daquilo que eles podem atingir com algum esforço. Enquanto isso, na Praça Luís Camões, continuam as exibições do Grupo Coral, de dança de rua e de animação de rua, às 16h00. Às 17h00 o núcleo de teatro da escola leva a cena a peça que apresentou na IX Mostra de Teatro Escolar, que teve lugar em Abril. 
O programa aproxima-se do final, às 18h30, no Auditório da escola. É lá que Carolina Lino, aluna da escola, acompanhada do seu violino, vai proporcionar um momento musical a todos os presentes, seguindo-se a intervenção de Antonieta Silva, uma professora que desenvolveu um mestrado sobre a Escola Secundária Rocha Peixoto. A finalizar este momento, serão entregues os diplomas do “Quadro de Excelência” e de “Mérito” aos alunos que se distinguiram no ano escolar 2007/2008.
As comemorações encerram-se com um jantar, às 20h00, no restaurante “Aqueduto”, momento em que vão ser entregues lembranças aos funcionários e professores que completaram 25 anos de serviço ou passaram à situação de reformados. Terá lugar também a entrega do Diploma e do galardão de “Professor Honorário” à Santa Casa da Misericórdia pela sua colaboração na formação dos alunos.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *