Arouca, Cultura, Oliveira de Azeméis, S. João da Madeira, Santa Maria da Feira, Vale de Cambra

CULTURA/BREVES

Notícias breves de Cultura sobre acontecimentos marcados para este fim-de-semana no agrupamento de municípios do Entre Douro e Vouga.

AROUCA

Nicolas Roger no «novo» órgão de tubos do Mosteiro

Nicolas Roger – organista titular do Santuário de Fátima – apresenta-se em concerto este sábado, a partir das 21:30, no órgão do Mosteiro de Arouca, recentemente restaurado.
Este órgão foi recuperado, numa acção conjunta da Câmara Municipal, da Real Irmandade da Rainha Santa Mafalda e da Direcção Regional de Cultura do Norte, num investimento que rondou os 380 mil euros.
Construído por Manuel Bento Gomes em 1743, o órgão de tubos do Mosteiro de Arouca tem 1.352 vozes, alimentadas por 24 registos.
O concerto conta com a participação do ministro da Cultura, José António Pinto Ribeiro.
No Santuário de Fátima, Nicolas Roger é desde Fevereiro de 1998 professor da escola de órgão (execução, improvisação e acompanhamento), organista titular e responsável pelos projectos e construção de quatro órgãos novos na instituição.

OLIVEIRA DE AZEMÉIS

Concerto assinala Dia Internacional das Famílias

O Dia Internacional das Famílias é assinalado esta sexta-feira em Oliveira de Azeméis com o concerto «Música em Família».
O espectáculo – que é a primeira iniciativa inserida no programa dos 25 anos de elevação de Oliveira de Azeméis a cidade – inicia-se às 21:00 no cine-teatro Caracas.
Participam no concerto a orquestra de sopros da Academia de Música de Oliveira de Azeméis e o Orfeão de Loureiro, além de outros intervenientes como Miguel Silva e Diana Oliveira.

S. JOÃO DA MADEIRA

António Pinho Vargas nos Paços da Cultura

António Pinho Vargas sobe ao palco dos Paços da Cultura de S. João da Madeira este sábado, a partir das 21:45.
Vinte e cinco anos depois da edição do primeiro álbum de originais, o compositor regravou as suas obras para piano a solo. É esse trabalho que está na base deste concerto.
A iniciativa enquadra-se nas comemorações do 25º Aniversário da elevação de S. João da Madeira a cidade, que se assinala este sábado.

SANTA MARIA DA FEIRA

«Turno da Noite» no Museu do Papel

O Museu do Papel Terras de Santa Maria, em Paços de Brandão, vai recriar este sábado o ambiente de um turno de trabalho nocturno da antiga fábrica de papel.
O «Turno da Noite» – entre as 22:00 e as 03:00 – está integrado no projecto europeu «La Nuit des Musées 2009», comemorado em toda a Europa.
Os novos sons da noite também estarão incluídos no programa, com um «showcase» de dj acompanhado de um café ou uma bebida.
A entrada é livre.

VALE DE CAMBRA

Concerto de abertura da mostra gastronómica

O concerto de abertura da VI Mostra Municipal de Gastronomia Artesanato e Vinhos de Vale de Cambra é protagonizado este sábado pelo «Coral Juvenil Celeste Sinfonia de S. João Baptista de Cepelos», a partir das 18:00.
A edição 2009 do certame, que decorre no centro da cidade até dia 24, irá apresentar «o melhor da gastronomia local, do artesanato e do produção vinícola» em conjunto com uma diversificada programação cultural diária.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *