Cultura, Trofa

5000 visitantes passaram pelo 5º Encontro Lusófono de Literatura Infanto-Juvenil na Trofa

Durante uma semana a Trofa transformou-se na capital da lusofonia com a realização do 5º Encontro de Literatura Infanto-Juvenil na Casa da Cultura de 2 a 10 de Maio.
 
Feira do livro, encontro com escritores e ilustradores, lançamento de livros, espectáculos musicais, formação e muita animação foram os motes para uma semana repleta de cultura lusófona.
 
Este ano marcaram presença nesta edição do Encontro vários escritores e ilustradores dos quais se destacam Alexandre Parafita, Ana Bárbara de Santo António, Ana Saldanha, Inácio Nuno Pignatelli, José Cardoso Marques, Lourdes Custódio, Manuela Monteiro, Margarida Fonseca Santos, Marcus Tafuri, Ondjaki e Valter Hugo Mãe, autor da letra do Hino Trofa 10 Anos.
 
Pela Casa da Cultura passaram centenas de alunos dos estabelecimentos de ensino do concelho que tiveram a oportunidade de visitar a feira do livro, apreciando muitas novidades nessa área, ao longo da semana os alunos puderam também encontrar-se com os vários escritores presentes e assistirem aos lançamentos de livros e às sessões de autógrafos. Ao longo de toda a semana do Encontro participaram nas actividades cerca de 5000 mil pessoas, entre alunos, pais e população em geral. Tal com em anos anteriores esta edição superou as expectativas da organização.
 
Inauguradas durante o Encontro, estão ainda patentes na Casa da Cultura, onde ficarão até ao final do mês as exposições de ilustração de Fátima Silva, “O princípio de todas as coisas”, autora vencedora do prémio ilustração do Concurso Literário da Trofa 2007 e a exposição de pintura e desenho “Malangatana” da autoria de Malangatana.
 
A animação do Encontro ficou a cargo dos agrupamentos escolares do concelho que apresentaram o seu Plano de Animação de Leitura Concelhio, bem como espectáculos musicais. Ao longo da semana houve ainda lugar para um espectáculo de Orquestra de Ritmos Ligeiros, Feira da Dança e um Encontro de Coros Infantis, onde subiram ao palco os Meninos Cantores dos Meninos Cantores do Município da Trofa, o Grupo Coral Infanto-Juvenil da Casa de Gaia, de Santa Maria da Feira e o Coro Infantil de Óbidos.
 
O último dia dedicado à lusofonia na Trofa encerrou com chave de ouro com um espectáculo musical intitulado “Músicas do Mundo”. Perante um público atento a Casa da Cultura recebeu Rão Kyão, Eleutério Sanches e Carlos Sanches para um espectáculo onde foram interpretados vários estilos musicais representativos dos quatro cantos do mundo.
 
A Câmara Municipal da Trofa deixou a promessa para a realização do 6º Encontro Lusófono de Literatura Infanto-juvenil em 2010, com mais escritores, mais ilustradores, mais formação, muita animação e nova edição da Feira do Livro.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *