Oliveira de Azeméis, Sociedade

Edifício do século XIX ocupado pelo arquivo municipal – Oliveira de Azeméis

O arquivo municipal de Oliveira de Azeméis é inaugurado este sábado, representando um investimento de 1,3 milhões de euros, anunciou fonte da autarquia.

O equipamento ocupa um edifício com mais de cem anos, mas sofreu obras de adaptação de acordo com as necessidades de funcionamento dos serviços.

«A abertura do arquivo municipal é importante porque permite concentrar num só local toda a documentação que anteriormente estava dispersa por vários edifícios», afirmou à EDV Informação o vereador da cultura, Albino Martins.

«O equipamento permitirá também um melhor acondicionamento, o restauro de peças e melhores condições de arquivamento porque sabemos a importância dos documentos históricos que temos para guardar», adiantou Albino Martins.

«Além de outros serviços, o arquivo possui um serviço educativo destinado a sensibilizar diferentes públicos para a consulta de fontes documentais e a incentivar o gosto pelo conhecimento da história local», disse.

O edifício, que abre ao público na próxima segunda-feira, reparte-se por três pisos, onde se localizam as áreas destinadas aos depósitos, ao público e aos serviços técnicos.

O acervo contém documentação do município desde o início do século XIX, incluindo documentos do concelho de Pinheiro da Bemposta e outros fundos particulares.

São variadas as fontes que vão desde as actas aos testamentos, registos, escrituras, autos de arrematação, autos de posse, registo de minas, licenças de obras, plantas, recenseamento militar e fotografias.

O projecto de adaptação do edifício – mandado construir na segunda metade do século XIX – procurou manter a harmonia exterior do imóvel, mantendo, no essencial, a distribuição dos compartimentos interiores.

O arquivo ocupa a chamada «Casa das Escadas Redondas», adquirida pela autarquia em 1979 depois da mesma ter sido objecto de vários usos.

Em colaboração com o Programa de Apoio à Rede de Arquivos Municipais do Instituto dos Arquivos Nacionais Torre do Tombo, o município decidiu em 2001 avançar com a recuperação do edifício para ali instalar o arquivo municipal.

A inauguração do novo equipamento cultural integra o programa comemorativo do 25º aniversário de elevação de Oliveira de Azeméis a cidade.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *